agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Dia das Crianças: comércio espera aumento de 7% nas vendas

Lojas ficarão abertas até as 22h do dia 11 de outubro em Araraquara
Postado em: 05/10/2017 às 16:41
Autor: Redação
Dia das Crianças: comércio espera aumento de 7% nas vendas

Pesquisa realizada com lojistas de Araraquara demonstra que o varejo da cidade deverá ter um crescimento de até 7% nas vendas para o Dia das Crianças em comparação ao registrado no ano passado. O levantamento é do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), efetuado a partir de entrevista com mais de 20 estabelecimentos comerciais do segmento de brinquedos, vestuário e acessórios infantis.

O levantamento também mostrou que mais da metade dos entrevistados (68%) está investindo na distribuição de brindes e outras promoções para atrair o consumidor. “O Dia das Crianças é uma data comemorativa importante para o comércio nesse segundo semestre, porém, não afeta o comércio varejista amplamente, já que é uma comemoração específica, que impacta o varejo segmentado de brinquedos e vestuário e acessórios infantis. Ainda assim, tem participação essencial no desempenho de vendas nos meses de outubro”, afirma a economista Délis Magalhães.

Segundo ela, alguns fatores explicam a expectativa otimista, como o aumento da confiança do consumidor, medida mensalmente pelo Sincomercio, e a melhora do mercado de trabalho, que apresentou saldo positivo de contratações em agosto, após o fechamento de vagas em junho e julho.

De acordo com a economista, a manutenção do poder de compra das famílias, que reflete no comércio da cidade, também se justifica pela trajetória de queda na inflação, principalmente nos preços dos alimentos. Ela ainda cita a queda nas taxas de juros e o aumento da recuperação de crédito do consumidor, que garantem melhores condições de pagamento e custos mais baixos para compras com cartão de crédito e a prazo.

Délis destaca, também, que o câmbio mais favorável é um fator decisivo, uma vez que grande parte das mercadorias compradas no Dia das Crianças provém do mercado internacional, como, por exemplo, o chinês. Com o real mais valorizado, os preços tendem a permanecer em patamares mais estáveis.

“Tais tendências funcionam como “garantidoras” da perspectiva mais positiva do Sincomercio Araraquara para a data. Da mesma forma que é um momento em que o consumidor precisa redobrar seus cuidados no consumo e endividamento, é a oportunidade de encontrar e negociar bons produtos e preços, pois o comércio está com estoque elevado e busca dinamizar capital de giro e renovar mercadorias para o Natal”, afirma a economista.

 

Horário especial

As lojas de Araraquara funcionarão em horário especial para facilitar as compras de clientes para o Dia das Crianças. Na quarta-feira (11), véspera do feriado, o comércio abrirá até as 22 horas.