agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Consumidor araraquarense continua otimista

Índice tem leve queda, mas permanece em alta  
Postado em: 07/11/2017 às 15:36
Autor: Redação
Consumidor araraquarense continua otimista

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) araraquarense registrou queda de 2,3% em novembro, passando de 102,5 pontos em outubro para 100,1 neste mês. Apesar da oscilação negativa, o indicador demonstra que a população mantém-se otimista com relação à retomada da economia.

O índice é calculado pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) a partir de entrevista com 649 pessoas no município. De acordo com a economista Délis Magalhães, a oscilação negativa foi puxada pela percepção do consumidor sobre sua condição financeira atual. Mas, mesmo com as dificuldades enfrentadas no momento, existe uma expectativa de melhora futura.

A economista do Sincomercio também explica que a variação no índice tem relação com as expectativas no campo político, que deve apresentar um quadro mais definido após as eleições de 2018.

“Com a liberação do décimo terceiro salário, a confiança tende a crescer, pois o consumidor sentirá que tem um poder aquisitivo extra para organizar suas contas. Além disso, as quedas nas taxas de crédito para pessoa física representam um alívio nas despesas familiares, assim como a estabilidade da inflação”, afirma Délis.

O ICC é formado por dois indicadores: o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICA) e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC). Na medição de novembro, ambos apresentaram queda de 6% e 0,7%, respectivamente. “O resultado indica certa estabilidade nas expectativas futuras da população com relação à última aplicação da pesquisa em outubro. O consumidor está otimista em relação ao futuro, mas demonstra sua insatisfação no que tange às condições econômicas atuais”, avalia Délis.