agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Comércio de Araraquara abrirá no feriado

Acordo entre o Sincomercio e Sincomerciários permite o funcionamento das lojas
Postado em: 14/11/2017 às 16:15
Autor: Redação
Comércio de Araraquara abrirá no feriado

O comércio de Araraquara vai funcionar das 9 às 15 horas nesta quarta-feira, 15 de novembro (Dia da Proclamação da República). A medida foi adota a partir de um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Araraquara (Sincomerciários) como forma de minimizar as perdas para o varejo no mês com o maior número de feriados.

De acordo com estudo do Núcleo de Economia do Sincomercio, o setor varejista regional pode registrar um prejuízo de até R$ 7,5 milhões em novembro. Em 2016, foram dois feriados em dias úteis no mês, enquanto em 2017 serão três. Segundo a economista Délis Magalhães, a estimativa de prejuízo é calculada com base em uma perda de 30% do valor total de faturamento de um dia útil do comércio da região, uma vez que muitas compras são realizadas posteriormente, mas uma boa parcela delas deixa de ser realizada.

“Geralmente, novembro registra um aquecimento das vendas de final de ano. É quando os lojistas começam a investir em atrativos para conquistar os clientes. Porém, com o número alto de datas comemorativas neste ano, o faturamento poderá ser afetado, assim como a contratação de temporários. E essa estimativa de perda é significativa, principalmente neste momento de retomada do crescimento”, afirma Délis.

Segundo a economista, o efeito no comércio é maior quando os feriados ocorrem em período próximo ao Natal, pois muitas pessoas efetuam as compras antecipadamente. “Quando os feriados são prolongados, uma parcela representativa dos consumidores viaja e efetua compras em outros locais. Além disso, as lojas de rua acabam sofrendo mais devido à falta de movimento no Centro da cidade”, destaca.

Délis considera a existência da migração do fluxo de consumidores para o setor de Serviços, principalmente alimentação e turismo, mas, ainda assim, o efeito da perda não é compensado.

O documento que permite a abertura das lojas no dia 15 de novembro é válido para os municípios de Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia, Tabatinga, Trabiju e distritos.