agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

“Nova lei não refletirá em todo o comércio”, afirma Deliza

Presidente do Sincomercio afirma que lojas do centro não serão obrigadas a abrir aos domingos   
Postado em: 06/02/2018 às 16:37
Autor: Redação
“Nova lei não refletirá em todo o comércio”, afirma Deliza

Na última sexta-feira (2), em reunião com o prefeito Edinho Silva (PT), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social do município (CMDES) apresentou proposta para tratar da modernização da legislação do horário de funcionamento do comércio local, com abertura aos domingos (clique aqui e leia mais).

As tratativas ainda estão na fase inicial, mas a repercussão foi imediata. Pelas redes sociais, comerciários e consumidores mostram-se majoritariamente contrários à proposta. Nesta terça-feira (6), Antonio Deliza, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), afirmou que a sugestão proposta pelo CMDES tem como principal objetivo regularizar o funcionamento das empresas que não são supermercados e não estão nas dependências de um shopping, mas desejam abrir aos domingos.

Segundo o Sincomercio, a ideia ainda será muito discutida entre o prefeito e representantes do Sindicato Patronal, Sindicato dos Trabalhadores e membros do Conselho. Se aprovada, a nova lei não refletirá em todo o comércio, ou seja, as lojas do Centro, por exemplo, não serão obrigadas a abrir aos domingos se assim não quiserem. Mas, para as que desejarem trabalhar, a mudança no horário de funcionamento lhes dará subsídios legais para tal fim. “Empresas como Havan, Leroy Merlin e outras que já demonstraram interesse em se instalar na cidade precisarão desse respaldo jurídico. A nova lei deverá atrair novos negócios, gerar renda e emprego”, diz.

Ainda segundo a entidade, caberá ao empresário negociar com seus colaboradores o acordo quanto à jornada de trabalho com a mediação dos seus respectivos sindicatos. “A lei de 1988 estabelece horários proibitivos dos praticados hoje em dia”, afirma Deliza.

 

Enquete

Na página principal do Portal Morada, você pode participar da enquete sobre o tema com a seguinte pergunta: "Você é favorável à abertura do comércio aos domingos em Araraquara?". Acesse e dê a sua opinião.