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Dia das Mães: lojistas esperam aumento de 7,3% nas vendas

Comerciantes apostam em brindes e promoções para alavancar as vendas
Postado em: 27/04/2018 às 16:34
Autor: Redação
Dia das Mães: lojistas esperam aumento de 7,3% nas vendas

O Dia das Mães é uma das datas mais importante para o varejo. Uma pesquisa, realizada pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), que entrevistou 70 empresários da cidade, apontou que a expectativa média de vendas para este ano é de um aumento de 7,3% em relação a 2017.

“Mesmo com a perspectiva de crescimento, muitos lojistas relatam as dificuldades enfrentadas ainda no início desse ano e apostam na data como um “boom” nas vendas”, afirma Délis Magalhães, economista do Sincomercio. Porém, é preciso investir em alguns diferenciais, como brindes e promoções, para conseguir alcançar o resultado esperado. A principal aposta dos lojistas são os descontos especiais, presentes e sorteios para chamar a atenção do consumidor. “Quem não é visto, também não é lembrado, por isso 90% dos entrevistados irão realizar algum tipo de ação publicitária para atrair os clientes”, conclui Délis.

Apesar do aumento do fluxo de pessoas nas lojas, grande parte dos lojistas entrevistados irá trabalhar com o quadro de funcionários já existente. Apenas 9% deles pensam em realizar contratações temporárias.

Os segmentos com melhores expectativas de alta nas vendas são os de joalherias (15%), utilidades domésticas e lojas de departamento (8,3%). Com a mudança no perfil de consumo da população há uma tendência dos clientes pela compra de itens com preços mais em conta e personalizados, como kits específicos para a data. Também foi identificado um forte aumento na procura por presentes tecnológicos, como os smartphones, que acabaram saindo na frente de produtos mais tradicionais como joias, cosméticos e roupas.

De acordo com Délis, uma dica importante é tentar aumentar a gama de produtos, para atender os diferentes públicos. “O apelo sentimental da data faz com que esse período seja um dos melhores do ano para o varejo. Cabe aos lojistas anteciparem as tendências e desejos do consumidor para garantir um crescimento nas vendas”, explica.