agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquara se torna a 7ª cidade paulista a ser inserida no SISBI

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal tem potencial para atrair novas empresas para a cidade
Postado em: 02/06/2022 às 07:26
Autor: Redação
Araraquara se torna a 7ª cidade paulista a ser inserida no SISBI

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Araraquara conquistou a adesão ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal de forma a garantir a inocuidade dos alimentos, independente da instância que fiscaliza o estabelecimento (SIM ou SIE). A adesão se dá através da estruturação do serviço municipal em consonância ao serviço federal, por isso, uma vez que os estados ou municípios estejam ligados aos SISBI, os produtos por eles fiscalizados passam ser comercializados em todo território nacional.

Assim, Araraquara se torna o sétimo município a aderir ao SISBI no estado de São Paulo e o primeiro na região central. A inclusão da cidade no serviço foi anunciada na Portaria SDA Nº 584, publicada nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que no texto reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara.

O SISBI é um sistema benéfico para os produtores de alimentos, pois antes de sua implantação havia limitações que impediam que produtos produzidos em um estado brasileiro, por exemplo, fossem comercializados em outro.

Gustavo Alexandre Cavaliere, gerente do Serviço de Inspeção Municipal, explica as vantagens que a adesão pode trazer para os produtores locais. "Com a inserção da cidade, os estabelecimentos que possuem ou vierem a possuir a regularização junto ao SIM de Araraquara, desde que com as exigências estruturais e sanitárias atendidas, poderão comercializar os produtos de origem animal no âmbito nacional e não mais apenas no âmbito municipal, justamente pela vantagem que a adesão do SIM de Araraquara ao SISBI proporciona", salienta.

 

A conquista da adesão no SISBI foi alcançada por uma atuação da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Titular da pasta, o vice-prefeito Damiano Neto, aponta que a adesão também pode atrair novas empresas para a cidade, visto que, para conseguir a certificação, a empresa deve estar sediada no município inserido no sistema. "O SISBI traz para o município tanto novos empreendedores que visam o mercado nacional, com a regularização mais ágil e próxima quando comparado com o órgão federal, quanto incentiva os estabelecimentos locais já registrados a se estruturarem e investirem em seus negócios. A adesão aumenta a visibilidade de Araraquara no ponto de vista de fabricação de produtos de origem animal, aumentando capacidade produtiva, empregos, publicidade, investimentos, estruturação, entre outras coisas", ressalta Damiano.

Para obter o selo SISBI, os estabelecimentos passam por uma série de auditorias, tanto documentais, quanto in loco com o objetivo de avaliar a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos. Diversos requisitos são observados ao longo das auditorias, que são infraestrutura administrativa, inocuidade dos produtos de origem animal, qualidade dos produtos de origem animal, prevenção e combate à fraude econômica, controle ambiental e combate à clandestinidade.