agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Fumaça das queimadas apaga o sol na “Morada”

Sábado foi de céu nublado por causa das queimadas em outras regiões do país
Postado em: 19/09/2020 às 18:54
Autor: Luís Antonio
Fumaça das queimadas apaga o sol na “Morada”
Fonte: Imagem do satélite Aqua/Modis, da NASA desta sexta-feira (18)

Conhecida como a “Morada do Sol”, a cidade de Araraquara viveu um sábado sem o sol escaldante dos últimos dias. Os motivos são a chegada de uma frente fria, que reduziu as temperaturas e pode provocar chuva ainda neste fim de semana, e a influência das grandes queimadas que ocorrem no centro-oeste e norte do país, como, por exemplo, na região do Pantanal.

Quem observou o céu notou um “cinza” atípico. O que encobriu o sol, segundo os institutos meteorológicos, foram as camadas de ar poluídas transportadas pelos ventos , que sopraram de oeste e noroeste nos baixos e médios níveis da atmosfera e transportaram essas camadas da Bolívia e das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil para o Sul e Sudeste.

Através da imagem de satélite abaixo, obtida pelos satélites Aqua/Modis da NASA, dá para perceber que há muita nebulosidade e também camadas de ar poluídas na América do Sul. As camadas mais brancas representam a nebulosidade que é captada através das estimativas do satélite. Já as camadas mais próximas do marrom, representam as camadas de ar mais poluídas.

Os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) na manhã do sábado mostravam qualidade do ar muito ruim em boa parte do Estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de São Paulo os dados indicaram qualidade entre moderada a ruim.

Ao longo do fim de semana, estão previstas pancadas de chuva em boa parte do estado de São Paulo. Nas áreas do interior e da capital, a previsão indica a ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. A chuva deve acontecer por causa do aumento da umidade e também do aumento das instabilidades, causadas pelo avanço de uma frente fria para o Sudeste do País.

Conforme a chuva cai, tanto nas áreas do interior e na capital, as partículas em suspensão na atmosfera devem ser depositadas no solo com as gotículas de água, num fenômeno conhecido por “chuva preta” ou “chuva ácida”.

Em Araraquara, o domingo (20) será de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. As temperaturas variam entre 19° e 28° e o índice de chuva é de 12 mm.