Ações de Mobilidade Urbana reduzem número de acidentes no trânsito

Em dois anos, número de vítimas graves teve queda de 60% em Araraquara. Região central recebeu adequações para ampliar acessibilidade

Compartilhe

Ações de Mobilidade Urbana reduzem número de acidentes no trânsito

 

O município de Araraquara tem se tornado referência em todo o país quando o assunto é segurança no trânsito. A série de ações nas áreas de engenharia, fiscalização e educação no trânsito implementada pela Prefeitura nos últimos anos reduziu em 60% o índice de vítimas graves entre 2012 e 2014 nas rodovias municipais e vias urbanas de Araraquara.

Segundo dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, houve queda também no índice de vítimas fatais (41,87%), de vítimas leves (26,22%) e no de atropelamentos, que também caiu 40,50%.

As principais intervenções no campo da engenharia foram realizadas nas vias que apresentavam alto índice de acidentes, como a Via Expressa. As ações contemplaram remodelações em corredores de intenso movimento, como a Via Expressa, rotatória do Jardim das Roseiras, acesso da Heitor de Souza Pinheiro, Rua 9 de Julho, Avenida 7 de Setembro, Vaz Filho, Alameda Paulista e Via Parque.

Além disso, outros 18 complexos e dispositivos viários já foram entregues com sinalização mais moderna e adequada às necessidades do trânsito, cuja frota ultrapassou a marca dos 160 mil veículos.

 

Acessibilidade

Além das ações no trânsito, outra obra importante na questão da mobilidade foi - construção de 364 rampas de acessibilidade projetadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na região central de Araraquara.

O trecho contemplado vai da Rua Nove de Julho até a Rua Voluntários da Pátria entre as avenidas Brasil e Professor Jorge Corrêa. O investimento de R$ 247 mil é oriundo de uma contrapartida com a Avelar Couto Empreendimentos, que realiza investimentos na cidade. A empresa responsável pela obra edificou mais de 100 rampas na Rua Voluntários da Pátria, Padre Duarte, São Bento e Nove de Julho, nas confluências com as avenidas Professor Jorge Corrêa, São Geraldo, Bandeirantes, Prudente de Morais, no setor entre a Avenida Barroso e o Parque Infantil.

 

Educação

A Prefeitura de Araraquara também desenvolve ações constantes voltadas para a educação no trânsito. Dentre elas, destaca-se a realização anual do Consetrans (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara). Em 2015, foram apresentados 1.870 trabalhos com a participação de 55 escolas da rede pública de ensino. Os alunos se mobilizaram na elaboração de 553 cartazes, 120 maquetes, 34 músicas, 158 poesias e redações, 37 histórias em quadrinhos, 17 artes plásticas e 951 pinturas e colagens. Os trabalhos foram produzidos por alunos da pré-escola, ensino médio e fundamental, EJA/Mova e suplência, além de grupos da terceira idade e pessoas com deficiência.