agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Baixa umidade do ar: médico dá dicas contra doenças respiratórias

Phelipe Calixto explica aumento de problemas respiratórios em Araraquara
Postado em: 11/09/2017 às 15:55
Autor: Redação
Baixa umidade do ar: médico dá dicas contra doenças respiratórias

Neste período de inverno, em que mesmo apresentando alguns dias mais quentes, é maior a estiagem e a queda da umidade do ar. Desta forma, são necessárias algumas medidas importantes para evitar o surgimento de doenças respiratórias.

O alerta é do médico de família da rede municipal de Saúde de Araraquara, Phelipe Antonio Calixto.

Atuando na Unidade de Saúde do Jardim Brasil (USF), Calixto disse ser comum no inverno aumentar a procura por unidades da rede por pessoas com problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos.

A situação fica ainda mais complicada para quem sofre de asma ou enfisema pulmonar, segundo Phelipe Antonio, porque também aumenta nesta época a incidência de incêndios urbanos e rurais que atingem a cidade.

"A melhor maneira de prevenir todos estes males é a hidratação, com a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, além do uso de aparelho umidificador, bacias com água e toalhas molhadas nos quartos de casa", receita.

Phelipe ressaltou ser importante também o uso de soro fisiológico nas narinas a cada duas horas, a prática de exercícios físicos e maior consumo de verduras e frutas, que aumentam a resistência do organismo contra as doenças.

O médico da Secretaria Municipal de Saúde deu ainda outras dicas à população: evitar locais fechados ou com muito público e sempre que tiver algum problema procurar primeiro um posto de saúde mais próximo do bairro em quer reside.