agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

'Outubro Rosa' reforça alerta contra o câncer de mama

Médico dá dicas especiais de prevenção para mulheres
Postado em: 04/10/2017 às 16:51
Autor: Redação
'Outubro Rosa' reforça alerta contra o câncer de mama

A campanha nacional 'Outubro Rosa', de prevenção ao câncer de mama, entre outros tipos de neoplasias que acometem o sexo feminino, reforça a importância de se buscar os mecanismos necessários para prevenção.

O médico de família e coordenador de Atenção Básica, (ligada à Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara), José Carlos Arrojo Júnior, confirma a importância da campanha. "O mote dessa campanha 'Outubro Rosa' vai além da prevenção, diagnóstico e rastreamento do câncer de mama. Também passa pelo controle dos fatores de riscos e da saúde integral da mulher", disse Arrojo.

Conforme ele explicou, um novo protocolo do Ministério da Saúde preconiza que a mulher que completar 50 anos precisa, até os 69 anos de idade, fazer a mamografia a cada dois anos.

É importante ressaltar, segundo Arrojo, que desde jovem, a mulher tem que procurar conhecer bem o seu corpo fazendo o autoexame de toque nas mamas.

"Se descobrir algum nódulo e este persistir após dois ciclos menstruais é necessário procurar a rede de saúde, ou o seu médico. O mesmo se dá quando sair um líquido, ou surgir alguma inflamação no bico da mama", enfatizou o médico.

 

Colo do útero

José Carlos Arrojo Júnior acrescentou que para prevenir o câncer no colo do útero é importante fazer o exame papanicolau por dois anos seguidos a partir dos 25 anos de idade. E até os 64 anos, este exame é necessário a cada três anos.

Outras dicas importantes do médico de família da rede municipal de saúde: a prevenção ao câncer inclui uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.