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Saiba como controlar o consumo de chocolate das crianças

Não é recomendável a ingestão do doce em crianças menores de dois anos; a partir dessa idade, a porção recomendada é de 55 kcal por dia
Postado em: 25/02/2019 às 08:27
Autor: Redação
Saiba como controlar o consumo de chocolate das crianças

Quem não gosta de comer chocolate? As crianças que adoram doces são uma das principais consumidoras da guloseima. Cada ano que passa, novos formatos, cores e sabores são criados, o que desperta ainda mais a atração.

Mas a tentação em devorar deve ser contida. Os pais devem ser responsáveis por controlar a vontade dos pequenos para evitar complicações de saúde futuras.

A relações públicas Daniella Zerbinatti diz que não proíbe os filhos, mas controla a quantidade. “Eu supervisiono. A noite dizem que não é bom comer chocolate, então a gente supervisiona um pouco para não exagerar”, afirma.

Não é recomendável a ingestão do doce para crianças menores de dois anos. A partir dessa idade, a porção recomendada é de 55 kcal por dia. A filha de Daniella, Maria Clara Zerbinatti, afirma que gosta muito de chocolate. “Eu não como todos os dias porque a mamãe não deixa. Se eu pudesse comia todos os dias”, conta.

De acordo com a nutricionista Maíra Branco Rodrigues, o segredo é a moderação. “O chocolate é rico em calorias e gorduras saturadas, e se consumido em grande quantidade, pode elevar os níveis de colesterol e, consequentemente, aumentar o risco de doenças cardiovasculares e ganho de peso”, explica.

Apesar de as crianças preferirem o chocolate ao leite por ser mais doce, o chocolate amargo é o ideal para o consumo. Os benefícios nutricionais estão ligados ao teor do cacau. Em seguida, dê preferência ao meio amargo. Já o chocolate branco não é recomendado por não conter cacau. Fuja dos chocolates recheados que contém maior quantidade de açúcares e gorduras.

Para a nutricionista Lenycia Neri, é preciso respeitar os horários das refeições e a qualidade da alimentação.

“Oferecer alimentos com menor teor de gordura, restringir outros doces e aumentar a oferta de frutas e hortaliças ajudam a equilibrar a alimentação. Quando existem exageros na ingestão de qualquer alimento, os demais grupos alimentares que devem ser consumidos são esquecidos”, finaliza.