Rádio Morada recebe posto de vacinação contra a febre amarela

Interessados podem receber vacinação gratuita em posto instalado na Avenida Bento de Abreu, sede da emissora

Compartilhe

Rádio Morada recebe posto de vacinação contra a febre amarela
Imagem: Adriana Nagazako

 

A Rádio Morada AM/FM, em parceria com o Portal Morada, aderiu à campanha de vacinação contra a febre amarela, doença que já fez uma vítima fatal em Araraquara, no início do mês de março (leia aqui).

Nesta sexta-feira (17), um posto de vacinação ficou à disposição dos interessados em frente à emissora, localizada na Avenida Bento de Abreu, 889, Fonte Luminosa, em Araraquara. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde estiveram das 10 às 12 horas para prestar esclarecimentos sobre a doença, aplicar a vacina ou conferir a carteirinha de vacinação.

Também haverá atendimento no local na segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de março, no mesmo horário. O atendimento é gratuito.

 

A vacina

A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos nove meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Quem tem mais de 60 anos deve passar antes por uma avaliação médica.

A vacina é contraindicada para crianças com menos de nove meses de idade, gestantes, lactantes, pacientes imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina. "Em caso de dúvida, basta procurar o posto de saúde mais próximo", ressalta a coordenadora.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda. A doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus. Os sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

 

VEJA AS FOTOS

Imagens: Adriana Nagazako