Vacinação: horário restrito causa confusão nos postos

Mulher reclama que chegou ao posto de saúde do Vale do Sol às 14h00 e não conseguiu tomar a vacina contra a febre amarela

Compartilhe

Vacinação: horário restrito causa confusão nos postos
 
A procura pela vacina contra a febre amarela tem aumentado consideravelmente nos postos de saúde de Araraquara, nesta semana, depois da confirmação da morte de uma moradora de Américo Brasiliense, vítima da doença.
 
A Secretaria de Saúde de Araraquara divulgou uma programação de atendimento nas unidades de saúde e prometeu empenho para não deixar faltar vacina contra a febre amarela, mas a restrição de horário para a aplicação tem gerado confusão, especialmente, no posto de saúde do Vale do Sol, onde a dose é aplicada somente até às 14h00. A Prefeitura, no entanto, divulga que nas UBS – Unidade Básica de Saúde o atendimento é das 07h00 às 16h00.  E, das 07h30 às 15h30, no SESA.
 
Mas não foi o que aconteceu nesta sexta-feira, dia 27, quando a atendente Luciana Aparecida Tauber procurou o postinho do Vale do Sol para atualizar sua carteirinha de vacinação. Ela conta que chegou ao posto de saúde às 14h00 e levou a filha de 13 anos, mas as duas voltaram sem tomar a dose porque, segundo uma funcionária do local, o horário de aplicação encerra-se exatamente às 14h00.
 
“Eu liguei no posto e informaram que o horário de vacinação é até às 15h30. Cheguei às 14h00 e uma técnica de enfermagem disse que não dava mais tempo. Então porque não divulgam o horário certo?”, questiona Luciana.
 
Nesta semana a Prefeitura de Araraquara divulgou um cronograma de vacinação em todos os postos de saúde por dia da semana e regiões da cidade. Entretanto, nenhuma restrição de horário para a aplicação da vacina contra a febre amarela foi informada. A Secretaria da Saúde disse apenas que as unidades ficam abertas das 07h00 às 16h00.
 
A nossa reportagem entrou em contato com o posto do Vale do Sol, alvo da reclamação da moradora do Águas do Paiol. O médico Fábio Devito explicou que o horário limite até às 14h00 é apenas para quem vai tomar a dose contra a febre amarela, pois a validade do frasco dura somente 6 horas. “As aplicações começam às 08h00 e, para não correr o risco de perder vacina, na parte da tarde, às aplicações são encerradas às 14h00. Mas qualquer outra vacina é aplicada até às 15h30”, disse o médico.
 
Mas a Luciana achou uma falta de organização não informar o horário exato para a vacinação e reclamou também do atendimento. “Primeiro dizem que é até às 16h00. Depois 15h30 e quando a gente chega lá é até às 14h00. A atendente ainda foi grossa e disse que, se fosse atender até às 16h00, sairiam de lá às 22h00”, reclamou. No SESA, no centro da cidade, a vacinação acontece das 07h30 às 15h30 de segunda a sexta-feira.