agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Campeonato Brasileiro de Rafting em Brotas

Atletas vão competir visando vaga no mundial da Austrália
Postado em: 19/03/2019 às 07:09
Autor: Redação
Campeonato Brasileiro de Rafting em Brotas

A cena se repete em Brotas quase que diariamente: botes infláveis lotados de turistas, conduzidos por monitores experientes, descem as corredeiras e quedas do rio Jacaré-Pepira numa das atividades mais procuradas da capital do turismo de aventura, o rafting. Mas de 22 a 24 de março, além do passeio para os visitantes, há uma atração especial: Brotas sedia a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting R4, quatro remadores no bote. Atletas de ponta do esporte vão cair na água em quatro disputas que valem pontos na briga por vaga para representar o Brasil no campeonato mundial, que neste ano será disputado na Austrália, em julho. E o melhor: das quatro provas, três serão no trecho que o rio corta a cidade, no Parque dos Saltos, lugar perfeito para os brotenses e turistas assistirem o espetáculo.

A expectativa é que será um show de rafting. Já estão inscritos cerca de 120 atletas de Brotas, Piracicaba e Rio de Janeiro. O detalhe é que mais da metade deles é de Brotas. Isso significa que a torcida será forte pelas equipes da casa. No dia a dia, eles são monitores nas agências que operam o rafting na cidade e conduzem os turistas na descida do Jacaré-Pepira. O que nem todos sabem é que muitos deles treinam forte e competem no mais alto nível do esporte. Não é à toa que Brotas ajuda e muito o Brasil a obter títulos internacionais. Conta com várias equipes masculina e feminina em diferentes categorias. A mais premiadas delas, a equipe masculina Bozo d´Água, venceu sete vezes o Campeonato Mundial de Rafting. No ano passado, representando o Brasil na Copa do Mundo do Rafting, disputado na China, foi a grande vencedora. Já no Campeonato Mundial, ocorrido na Argentina, ficou com o título de vice-campeão.

Além de reunir remadores de ponta do rafting brasileiro, quem estiver em Brotas no final de semana vai assistir a um espetáculo porque há provas que são emocionantes, explica Rebeca Fernandes, vice-presidente da Associação Brasileira de Rafting. A principal delas é head to head cross, no domingo pela manhã, no Parque dos Saltos. “Nesta prova, dois botes largam juntos. Ganha quem cruzar primeiro a linha de chegada, a cerca de 500 metros à frente. É emocionante porque uma equipe pode tentar atrapalhar o desempenho da outra, desde que não obstrua a passagem da outra”, detalha. Como são várias equipes, a previsão é que a prova toda dure mais de duas horas.

Outra disputa que costuma emocionar o público é a slalom, que será no sábado às 9h, também no Parque dos Saltos. “Essa é a prova clássica do rafting, em que as equipes precisam fazer o trajeto determinado contornando as balizas. Uma a favor da correnteza e outra contra a correnteza, o que exige dos atletas técnica e esforço”, explica Rebeca. Como cada equipe tem direito a duas descidas, a previsão é de cerca de duas horas de competição. E ainda há uma prova curta, de cerca de 320 metros, a do tiro, que será na sexta-feira. E uma longa, a descenço, de cerca de 10 quilômetros, que será realizada na sexta-feira.

A realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting R4 em Brotas é fruto de parceria da Associação Brasileira de Rafting e da Prefeitura de Brotas, através de Secretaria de Turismo. “O rafting é duplamente importante para nossa cidade. É a segunda atividade que mais atrai turistas, ficando atrás somente da visitação de cachoeiras, e é o esporte que muito bem representa Brotas, em que o brotense é muito bom. Tanto que já há mais de uma década equipes daqui representam o Brasil em competições internacional e trazem medalhas. É de Brotas a equipe campeã mundial por sete vezes. Somos heptacampeões. Nada mais justo que investirmos no esporte”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

Brotas é a primeira das três etapas do Campeonato Brasileiro de Rafting R4 deste ano.  Portanto, a equipe que conseguir uma boa pontuação já estará mais perto de representar o Brasil nas competições internacionais. O Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, é considerado perfeito para a prática do rafting. Livre de poluição, tem corredeiras de diferentes níveis, que propiciam muita aventura. Já há bastante tempo, o brotense é expert em descer o rio em bote inflável. Mais que um passeio, uma atividade de lazer, descer o Jacaré-Pepira em bote inflável é uma experiência que propicia aos participantes enfrentar desafios, trabalhar em grupo e interagir com a natureza. E em Brotas, o rafting é praticado seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Todos os participantes usam equipamentos de segurança e são acompanhados por instrutor. E há, também, uma versão para as crianças, o minirrafting. A diferença é o percurso: mais curto e em trecho mais calmo do rio, sem corredeiras fortes. Há, também, o rafting que pode ser feito com pet e o noturno, em noites de lua cheia. O único requisito é gostar de diversão e de natureza.

 

Programação

Sexta-feira, 22/03

9h – prova de tiro (no Parque dos Saltos)

11h – prova descenço (largada no espaço da Alaya)

Sábado, 23/03

9h – prova slalom (no Parque dos Saltos)

Domingo, 24/03

9h – prova head to head cross (no Parque dos Saltos)