Cinco dicas para proteger sua residência nas férias

Casos de roubos, furtos e imprevistos domésticos são comuns nessa época do ano

Compartilhe

Cinco dicas para proteger sua residência nas férias

O fim do ano se aproxima e dá início à temporada de férias. Segundo um levantamento feito pelo Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos da FecomércioSP, no mês de outubro, 26,3% dos brasileiros pretendem viajar entre o final de 2016 e o começo de 2017 – uma porcentagem 4% superior ao mesmo período do ano anterior. Mas nessa época, não são apenas os índices de viagem que aumentam: crescem também os casos de roubos, furtos e imprevistos domésticos.

O aumento desses riscos acontece justamente porque, durante as férias, as casas se encontram vazias e vulneráveis. E para  evitar tais incidentes e contribuir para que o viajante tenha um descanso livre de preocupações com o lar, a lista abaixo mostra cinco dicas para proteger as residências:

 

•          Atenção com o gás

Certifique-se que a válvula de gás esteja fechada para evitar vazamentos e prevenir uma explosão.

 

•          Cuidado com a segurança

Teste as fechaduras e os trincos da residência e, se possível, instale reforço nas portas. Não deixe as chaves escondidas no imóvel e nem com terceiros, a menos que estas sejam pessoas de extrema confiança.

 

•          Desligue os aparelhos eletrônicos

Para evitar o consumo desnecessário de energia elétrica ou até mesmo danos aos equipamentos eletrônicos, que podem acontecer em decorrência de uma eventual descarga elétrica, desligue os aparelhos das tomadas.

 

•        Não comunique sua ausência a estranhos

Evite falar sobre sua ausência durante as férias para pessoas estranhas. Caso aconteça, não informe detalhes, como local e período de ausência. Além disso, peça a um parente ou vizinho de confiança para checar a residência pelo menos uma vez por semana.

 

•        Correspondência

Combine com um vizinho o recebimento de sua correspondência para não acumular e dar indícios de que a casa está vazia.