Sol e calor fazem aumentar a procura por atividades físicas

Exercícios sem orientação adequada podem causar lesões na coluna vertebral e ocasionar traumas na estrutura óssea

Compartilhe

Sol e calor fazem aumentar a procura por atividades físicas

Faltando quatro meses para a chegada da estação mais quente do ano e muitas pessoas já deram a largada para o tradicional ‘projeto verão’. Todos querem um corpo sarado e bonito, sem as indesejadas ‘gordurinhas’.  Para conseguir uma forma física atraente, cuidados com a estrutura óssea também são fundamentais e devem fazer parte da rotina de treinamento.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), homens e mulheres na pressa de conquistar o porte físico que desejam, muitas vezes descuidam da postura da coluna durante as atividades físicas, o que pode ocasionar lesões.

“É importante alertar que todos os exercícios físicos podem gerar traumas quando não são praticadas de forma adequada, com a instrução de um profissional, no tempo certo e com a indicação correta. Deve-se priorizar a avaliação clinica, pois é fundamental​ identificar quais os objetivos de cada pessoa e assim desenvolver um plano de treinamento de acordo com as intenções, necessidades e limitações. Um exemplo bem simples é a preparação de um atleta de vôlei ou de futebol. Ambos utilizam a musculação, porém a prática é totalmente diferente para cada jogador. O primeiro tem enfoque em membros superiores e o segundo nos inferiores”, explica.

Uma dúvida muito comum para quem faz atividades físicas é sobre o aquecimento antes dos treinos. De acordo com Martins, é uma preparação primordial. “O aquecimento aumenta a vascularização e a nutrição dos músculos, para eles receberem carga e realizarem movimentos”, diz.

“Para prevenir lesões na estrutura óssea, antes de começar um treinamento, seja qual for a modalidade, é essencial fazer uma boa avaliação.  Aulas para iniciantes, são sempre bem-vindas, visando a postura correta durante os exercícios. Com isso, a evolução do treinamento deve ser conforme a orientação de cada instrutor”, orienta Martins.

O fisioterapeuta faz um alerta para as principais doenças que podem surgir ao se praticar exercícios físicos sem orientação profissional. “​Hérnias de disco, espondilolistese (deslocamento da coluna vertebral), lesões de menisco (joelhos), rompimento de tendões e luxações de ombros, são alguns dos traumas que podem aparecer”, finaliza.​