Mais uma vez o futebol feminino foi destaque no futebol paulista. Cada torneio organizado pela FPF teve um clube diferente levantando a taça. No principal, o Santos voltou a conquistar o torneio após dois vices consecutivos. Na base, São Paulo e Centro Olímpico venceram o Sub-17 e o Sub-14, respectivamente. O ano também teve título nacional para o futebol paulista, com o Corinthians.
Santos supera Corinthians
O Campeonato Paulista Feminino contou com 13 equipes. Fortes candidatos ao título, Santos e Corinthians avançaram nas primeiras colocações do Grupo 2. O time da Baixada Santista foi o segundo, com 26 pontos, contra 34 do time paulistano. Na segunda etapa, separados, ambos foram líderes de suas chaves, se credenciando para a semifinal.
No primeiro mata-mata, Santos e Corinthians enfrentaram, respectivamente, Rio Preto e Taubaté. Os times alvinegros confirmaram o favoritismo e avançaram para a grande final.
Em casa, o Santos tinha uma difícil missão de derrubar a invencibilidade do Corinthians. As comandadas de Emily Lima venceram por 1 a 0. No jogo de volta, o time da capital jogava por uma vitória simples, mas com muita garra o Santos conseguiu segurar o empate em 2 a 2 para conquistar o título.
Corinthians vence nacional
Pouco tempo depois de perder o Campeonato Paulista, o Corinthians teve a decisão do Campeonato Brasileiro. Invicto até a semifinal, a equipe perdeu a invencibilidade contra o Flamengo, na semi, mas conseguiu reverter a vantagem e garantir vaga na decisão.
O adversário foi o Rio Preto. O time alvinegro venceu por 1 a 0 na ida e com uma goleada por 4 a 0 no Parque São Jorge conquistou seu primeiro título nacional, coroando o ano da equipe comandada por Arthur Elias.
São Paulo conquista bi no Sub-17
Pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Paulista Feminino teve sua categoria sub-17 sendo disputada. Assim como no ano anterior, o São Paulo foi dominante e ficou com a taça. Na decisão, contra o Osasco Audax, as meninas do tricolor venceram por 2 a 1 e 3 a 0 para coroar a campanha do bicampeonato.
Centro Olímpico faz a festa
Também pelo segundo ano consecutivo, foi realizado o Festival Feminino Sub-14. Vice-campeão em 2017, o Centro Olímpico venceu a edição de 2018, que reuniu 14 times e foi disputado em Araraquara. Na final, o time da capital venceu a Ferroviária pelo placar de 2 a 0.