InícioNotíciasGeralAção contra jornalista gera mobilização popular

Ação contra jornalista gera mobilização popular

Vereadores abrem processo criminal contra o jornalista da Rádio Morada após críticas

O jornalista José Carlos Magdalena é alvo de uma ação criminal, assinada pelos 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara. Segundo a queixa, as críticas proferidas pelo jornalista durante sucessivas edições do Jornal da Morada estariam atentando contra a honra dos parlamentares.

Cópias do programa foram disponibilizadas à Justiça, que ainda vai analisar o material antes de ouvir as partes. Em sua defesa, o jornalista alega que as críticas não têm cunho pessoal, pois se referem ao modelo político esgotado e mantido pelos políticos de Araraquara. “Os custos do Poder Legislativo ainda são muito altos. Não é possível a Câmara se recusar a debater a questão dos subsídios dos vereadores, como a população pede desde o início do ano”, declarou. Magdalena ainda lembra que cada vereador tem à sua disposição três assessores em cada gabinete, além de carros e motoristas. “Enquanto falta dinheiro para áreas importante como saúde e educação, a Câmara tem um orçamento gordo. Por isso que digo que esse modelo é canalha”, declara.

A ação movida pelos vereadores contra o jornalista provocou uma reação. Ouvintes, lideranças populares  e movimentos sociais organizaram um abaixo-assinado, destinado ao presidente da Câmara de Araraquara, Jéferson Yashuda, em sinal de “protesto e de repúdio contra a intenção”, judicial ou não, em razão das críticas tecidas pelo profissional relacionadas à diminuição dos subsídios dos vereadores e ao modelo político em âmbito municipal ou federal, conforme consta no texto que acompanha as assinaturas.

O manifesto considera que “tais questionamentos são pertinentes, de extrema relevância e, pois, representam a voz, o anseio e as expectativas desta coletividade que, nesse momento de extrema  crise moral  e política que tanto prejudica o Brasil”, afirma o documento.

O abaixo-assinado, que já teve adesão de centenas de pessoas, continua circulando pela cidade por meio de lideranças populares. Quem tiver interesse em aderir ao protesto contra a postura do Legislativo, há listas percorrendo bairros e um ponto fixo de coleta na Rádio Morada (Avenida Bento de Abreu, 889, Fonte Luminosa, Araraquara).

 

 

Sair da versão mobile