InícioDestaque GeralAções capturam mais de 140 escorpiões em bairro de Araraquara

Ações capturam mais de 140 escorpiões em bairro de Araraquara

Equipes realizaram busca ativa aos animais nos arredores de escolas do Selmi Dei I

O setor de Sinantrópicos da Vigilância em Saúde de Araraquara realizou nas últimas semanas ações de busca ativa e captura de escorpiões na região do Selmi Dei I. No total, 142 animais foram recolhidos após os trabalhos nas áreas de mata, que contaram com a mobilização de outras secretarias municipais.

De acordo com a Prefeitura, as equipes percorreram pontos estratégicos para avaliar a área preservada e reduzir os riscos de acidentes com a população, especialmente com alunos das escolas CER Maria Pradelli Malara e EE Prof.ª Ergília Micelli.

As atividades começaram no dia 28 de fevereiro, quando caminhões da prefeitura removeram materiais inservíveis. Na ocasião, agentes do controle de sinantrópicos capturaram 62 escorpiões e analisaram locais que poderiam servir de saída e abrigo para os animais. Também foram realizadas orientações, vistorias e panfletagens em imóveis da região.

No dia 5 de março, equipes do DAAE acompanharam as ações e adotaram providências para solucionar problemas identificados pelos agentes, como a estruturação de galerias de esgoto e bocas de lobo. Nesse dia, foram capturados mais 24 escorpiões.

Já na última terça-feira (10), agentes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos retiraram entulhos descartados de forma irregular, que serviam de abrigo para a espécie, o que resultou na captura de outros 56 animais.

De acordo com Natalia Caroline de Oliveira, agente de endemias do Centro de Controle de Zoonoses e Sinantrópicos, a atuação integrada entre as secretarias é fundamental para tornar o trabalho mais eficiente e prevenir acidentes.

“Seguiremos atentos e acompanhando de perto os pontos de risco. Também orientamos os moradores sobre a importância de manter os imóveis protegidos, com medidas como instalar telas em ralos, manter os sifões em formato de U e vedar corretamente caixas hidráulicas e elétricas”, afirma.

Ainda de acordo com a administração municipal, a Vigilância em Saúde vem mapeando outras regiões onde houve registros de escorpiões, e as ações de busca e limpeza nesses locais já estão previstas para as próximas semanas.

Sair da versão mobile