InícioNotíciasCoronavírusAdolescente de Américo Brasiliense morre de Covid-19

Adolescente de Américo Brasiliense morre de Covid-19

João Paulo, 17 anos, ficou 9 dias intubado na cidade de Matão após passar pelo hospital municipal de Américo Brasiliense

Reportagem atualizada às 14h55 

Um adolescente de 17 anos, de Américo Brasiliense, morreu vítima da Covid-19 na madrugada desta quarta-feira, dia 28. João Paulo, que morava no bairro Maria Luiza, estava internado desde o dia 18 de julho na UTI do hospital de Matão. Segundo familiares, o jovem não tinha comorbidades.

Uma tia do garoto contou ao Portal Morada que João Paulo passou cinco vezes pelo hospital municipal José Nigro Neto, em Américo Brasiliense, reclamando de dores no estômago e mal-estar. Mas o médico entendeu que não havia necessidade de fazer o teste para Covid-19 porque o adolescente não apresentava outros sintomas.

Mas dias depois, no domingo, 18 de julho, o quadro de saúde dele se agravou. Levado para o hospital de Américo, o adoelscente foi transferido para Matão e intubado. Saiu da intubação na segunda-feira, dia 26, mas permaneceu na UTI. João Paulo faleceu na madrugada desta quarta (28).

“Fizeram o teste para Covid-19 somente quando ele foi intubado e deu positivo”, disse uma tia do garoto. O Portal Morada procurou a Diretora de Saúde de Américo Brasiliense e aguarda resposta. No meio da tarde a reportagem apurou com o Departamento de Saúde que o garoto tinha obesidade, fator de risco para Covid-19.

ALERTA

A morte do jovem de 17 anos chama atenção para a importância da vacinação nessa faixa etária. Na próxima segunda-feira, 2 de agosto, acontece a volta às aulas presenciais, com limitações, no Estado de São Paulo. O ensino remoto, no entanto, vai continuar. Especialistas alertam para a necessidade do uso de máscara e distanciamento social na sala de aula e em todos os ambientes.

Sair da versão mobile