O advogado e empresário Cláudio Claudino, residente em Araraquara, conquistou seu lugar entre os finalistas do prestigiado Prêmio Benedito Galvão, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP). A indicação ressalta não apenas suas habilidades profissionais, mas também sua dedicação à causa antirracista.
Ao longo de sua sólida trajetória empresarial e jurídica, Cláudio Claudino tem sido uma voz ativa na luta contra o preconceito racial. Há mais de uma década, ele atua junto à Comissão de Discriminação Racial da OAB local, consolidando-se como um defensor da igualdade e justiça.
Em entrevista à reportagem, Cláudio destaca que este reconhecimento é resultado de um esforço coletivo que remonta à década de 70, quando iniciou sua participação no Grupo Gana, uma iniciativa pioneira em nossa cidade. O advogado também destacou a atenção da direção da OAB local por proporcionar o espaço necessário para o desenvolvimento da luta contra o preconceito e a discriminação.
A votação para o Prêmio Benedito Galvão está aberta a toda população por meio do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzWxOT5kXTEt3CefC00GqkY5GzVPZ1Iwbfg_n8s8aG9xOK0Q/viewform
Outras homenagens
Em 2020, Claudio Claudino recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares, concedido pela Câmara de Araraquara. Em 2023, ele também foi recebeu o Prêmio André Braz, que homenageia anualmente dez homens negros – pretos e pardos –, que tenham se destacado na defesa e na promoção da igualdade, da justiça social e da dignidade da pessoa humana, no combate ao racismo, às desigualdades raciais e sociais.