InícioCulturaAlunos do “IEBA” homenageiam Ignácio de Loyola Brandão

Alunos do “IEBA” homenageiam Ignácio de Loyola Brandão

UNESP de Araraquara também cogita conceder título de Doutor Honoris Causa ao escritor araraquarense

Os alunos do então Instituto de Educação Bento de Abreu (IEBA) que concluíram o ensino médio nos anos de 1968, 69 e 70 – dividido à época em curso científico, curso normal e curso clássico – vão homenagear o jornalista e escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão no dia 6 de julho. O evento, agendado para às 10h, será aberto ao público.

Ignácio fez o ginásio (hoje ensino fundamental) e o curso científico (hoje ensino médio) no IEBA, que manteve a nomenclatura “Instituto” de 1956 a 1996, quando passou a ser denominado Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA).

A iniciativa partiu do engenheiro Ayrton Filardi Júnior, o Vandambam, que se formou em 1969. Morando atualmente em Itamonte (MG), Filardi explica que a formatura de sua turma completa 50 anos no mesmo momento em que Ignácio foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL). A posse do escritor, escolhido unanimemente por seus pares em 14 de março, está agendada para outubro.

Ignácio de Loyola Brandão ocupa a Cadeira 11, que pertencia ao jurista Hélio Jaguaribe. “Ele [Ignácio] é certamente o aluno mais ilustre da escola, o que mais positivamente ecoou o nome de Araraquara não só pelo País, mas pelo mundo”, argumenta. “Ele é o representante de um tempo em que a educação pública era levada a sério, e não foram poucas as vezes em que sua memória afetiva, sobre professores e passagens na escola, apareceu em crônicas de jornais importantes”, completa.

Com mais de 40 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, viagens, biografias, relatos autobiográficos, infanto-juvenis e uma peça de teatro, Ignácio de Loyola Brandão recebeu, dentre outros, o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Ficção, em 2008, com “O menino que vendia palavras” e o Prêmio Machado de Assis, da ABL, em 2016, pelo conjunto da obra.

 

UNESP cogita conceder título de Doutor Honoris Causa

 

A Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, prepara outra homenagem ao escritor araraquarense. A ideia é conceder a Ignácio de Loyola Brandão o título de Doutor Honoris Causa, honraria concedida por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de uma graduação acadêmica (ou diploma), mas que se destacaram em sua área de atuação.

A FCL mantém um dos mais conceituados cursos de Letras do país. Estando sediado na cidade em que o novo membro da ABL nasceu, a proposta de conceder o título ao escritor será apresentada pelos representantes dos departamentos da universidade.

O processo, no entanto, ainda não foi oficializado. A informação é do Portal Morada.

 

Leia também:

Ignácio de Loyola Brandão é homenageado na Fonte

 

Sair da versão mobile