Nesta sexta-feira (27), o MIS – Museu de Imagem e Som Maestro José Tescari realiza um bate-papo com Américo Borges – araraquarense envolvimento no cenário cinematográfico de Araraquara que este mês recebe homenagem com a exposição “Américo Borges: um pioneiro do cinema”.
A exposição, no próprio MIS (localizado na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa), apresenta um pouco da história e experiências desse grande compositor que movido à paixão pela música e pela sétima arte, colaborou com o cinema nacional propondo um estilo arrojado e elaborado no seu processo de criação artística.
Um acervo de fotografias e alguns objetos utilizados na produção cinematográfica compõem o programa. Também complementa a exposição a exibição diária de filmes com duas sessões: às 10h (de segunda-feira a sábado) e às 15h (de segunda à sexta-feira). De 16 a 21 as exibições contam com “Férias no Arraial” e, por fim, de 23 a 31 o filme em cartaz é “A Vida Quis Assim”. Vale destacar que o filme “Santo Antônio e Vaca” foi exibido do começo do mês até o último dia 14.
O bate-papo com a presença de Borges, no dia 27 de março, às 19 horas, abordará as produções cinematográficas mais significativas de Araraquara nas décadas de 50 e 60. O compositor, apenas com 18 anos, convidado pelo então diretor Wallace Leal Valentin Rodrigues, criou a trilha sonora do filme “Santo Antônio e a Vaca”, de 1958, o que o tornou um dos mais jovens compositores nesse segmento. Ainda compôs trilhas para mais três longas-metragens: “Férias no Arraial”, de 1960; “A Vida Quis Assim”, de 1967 e “Enquanto Houver Esperança”, de 1968 – todos de Edward Freund.
Toda a programação é gratuita. O MIS está localizado à Rua São Bento, n° 909, anexo à Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, no Centro de Araraquara. O horário para visitação é: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9h30 às 12 horas. Mais informações pelo fone (16) 3322-9709.
SERVIÇO:
Exposição “Américo Borges: um pioneiro do cinema”
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro de Araraquara / prédio anexo à Casa da Cultura)
Período: até 31 de março
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9h30 às 12 horas