InícioCidadesCidadeAgentes do IBGE começam a visitar residências

Agentes do IBGE começam a visitar residências

Etapa é fundamental para a realização do Censo Demográfico 2022 em todo o país

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão público federal responsável pela produção de dados e informações oficiais de natureza geográfica, estatística, demográfica e socioeconômica, iniciou nesta segunda-feira (01) a segunda etapa de realização do Censo Demográfico 2022,

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do Brasil e em seus recortes territoriais internos. Considerada fundamental para o mapeamento dos brasileiros e sua condição de vida, a nova etapa compreende a visitação dos domicílios e a aplicação de questionários junto aos seus moradores, com o objetivo de realizar a contagem da população e coletar dados sobre suas características.
 

Para ampliar a segurança dos entrevistados, o IBGE salienta que adota várias ações, como a uniformização dos recenseadores, cuja identidade pode ser checada online em tempo real. Outras alternativas buscadas pelo órgão são parcerias locais com instituições públicas e privadas de segurança, como Polícia Militar, Guarda Civil, empresas de segurança privada, entre outras.

Qualquer cidadão pode conferir a identidade dos funcionários do IBGE (efetivos e temporários) através do site oficial da instituição: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html. Para tal, basta informar RG, CPF ou a matrícula do funcionário. Desta forma, é possível confirmar a identidade dos agentes censitários e recenseadores que estão em campo.

Para que haja sucesso na operação do Censo, é solicitado a cada cidadão sua colaboração para atender o IBGE e prestar as informações de forma segura. O IBGE fica à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários pelos telefones (16) 3322-1410 e (16) 3322-8128, ou pelos e-mails karina.campaner@ibge.gov.br e ana.reboucas@ibge.gov.br.

Sair da versão mobile