Alguns estabelecimentos de ensino e próprios municipais de Araraquara-SP têm sofrido com a ação de criminosos, principalmente nos períodos da madrugada ou fins de semana.
Os objetos mais visados pelos marginais são os fios e cabos das instituições, porém, outros produtos também são costumeiramente levados na ação criminosa.
Nesta terça-feira (6), por exemplo, foi registrada na delegacia um caso de furto ocorrido no dia primeiro de setembro, na Escola do Distrito de Bueno de Andrada. Segundo a diretora, foram levadas as torneiras do bebedouro, e também os mastros da rede de voleibol.
Na última terça-feira (5), outras duas instituições foram vítimas dos marginais, sendo a creche CER Eunice Toledo Piza, no Jardim Tinem e o CAIC Prefeito Rubens Cruz, no Selmi Dei.
A creche contabilizou um grande prejuízo depois que o almoxarifado foi arrombado. A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada pela responsável, que ao chegar no estabelecimento, constatou o furto de diversos objetos.
Foram levados do local 50 metros de fios, uma furadeira, um soprador elétrico, uma cafeteira, entre outros. Já no CAIC do Selmi Dei, foram levados 500 metros de cabos.
No Distrito Industrial de Araraquara, há casos sendo registrados praticamente todos os dias, segundo empresários que atuam naquela região. Ainda segundo as vítimas, o local carece de policiamento e, por isso, até os vigilantes temem a violência adotada pelos criminosos.