Um boato que circula pelas redes sociais especula sobre a desistência de um investimento milionário por parte de uma grande empresa que seria instalada em Araraquara. O texto sugere que a cervejaria espanhola Estrella Galicia teria interrompido a construção da unidade no município, que teve início no último mês de maio.
O Portal Morada apurou que a informação é falsa. A Estrella Galicia iniciou a construção da unidade na SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna), ao lado da Hyundai Rotem, e, segundo fontes ouvidas pela reportagem, o que houve foi um atraso na fabricação dos equipamentos que integram o processo industrial. Esses equipamentos são produzidos na Alemanha, mas o fabricante encontra dificuldade para adquirir matéria-prima, o que provocou atraso na entrega do material. Por causa disso, a empresa suspendeu a parte civil da obra, uma vez que o cronograma precisa conciliar as diferentes etapas da planta industrial.
Por meio de nota, representantes da cervejaria afirmam que o terreno será mantido ativo em Araraquara e que a empresa está satisfeita com o andamento das licenças e alvarás. "Isso de forma alguma altera nosso interesse pelo Brasil e a oportunidade que ele representa para a empresa".
A fábrica
Com previsão de começar as operações no final de 2023, a unidade de Araraquara da Estrella Galicia terá uma produção estimada em 1,5 bilhão de litros de cerveja ao ano. Devem ser gerados 400 empregos diretos e 4 mil empregos indiretos. Com custos estimados em R$ 2 bilhões, será o maior investimento privado da história de Araraquara.