InícioCulturaSegunda (24) tem Esquenta FliSol no Assentamento Bela Vista e na FCL-Unesp

Segunda (24) tem Esquenta FliSol no Assentamento Bela Vista e na FCL-Unesp

Mesas discutem "Literatura e Infância nos Assentamentos" e "Literatura e HQ"

Duas atividades do Esquenta FliSol – Feira Literária da Morada do Sol serão realizadas nesta segunda-feira, 24 de outubro: "Literatura e Infância nos Assentamentos", com Márcio Pontes e mediação de Fabi Virgílio, às 9h, no Assentamento Bela Vista; e "Literatura e HQ", com Luciano Salles, Lucas Lima, Sebastião Seabra e Renan Bergo, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Campos, às 19h30, no Anfiteatro A da FCL-Unesp Araraquara.

A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Toda a programação é gratuita. A Flisol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.

 

Confira mais sobre os participantes:

 

·         "Literatura e Infância nos Assentamentos"

– Márcio Pontes é ator, diretor e fundador da Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos. Teve formação em diferentes segmentos teatrais, especializando-se dentro e fora do Brasil com profissionais renomados da área do teatro de animação como Henrique Sitchin da Cia. Truks (Brasil), Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento (Brasil), e ainda Chris Geris, da Cia. Planjet (Bélgica), Renée Becker (Inglaterra) e Salvatore Gatto (Itália). Com seu trabalho reconhecido, sendo destacado como um dos importantes artistas do interior do estado em seu segmento, esteve à frente de inúmeras montagens para teatro e TV, conseguindo excelentes críticas. Há sete anos fundou e mantém ativo o Museu Espaço do Boneco, na cidade de Araraquara, tendo se esmerado pela valorização da cultura no interior.

– Fabi Virgílio 38 anos, atriz, advogada, ativista cultural, defensora dos direitos humanos e vereadora eleita por Araraquara.

 

·         "Literatura e HQ"

– Luciano Salles é artista e psicanalista. Ilustra para a Folha de S.Paulo desde 2015; ilustra as colunas da psicanalista Maria Homem e de Candido Bracher. Ainda no jornal, ilustrou as colunas do Contardo Calligaris e Daniel Furlan. Entre 2012 e 2019, publicou seis histórias em quadrinhos. Todos os títulos foram indicados a prêmios. Suas publicações tocam o distópico e, talvez, o que não era para estar ali. Mantém o blog dimensaolimbo.com desde 2012.

– Lucas Lima é produtor, ilustrador de quadrinhos, caricaturas, charges e animações desde 2002. De 2003 a 2004 editou a revista de humor "O Caricato", coletivo de artistas. Criador da série Queridos Vizinhos e autor de cinco livros: três coletâneas dos Queridos Vizinhos, uma da TataraBRUXA e o livro Cantando a gente é igual, em parceria com o Maestro Moacyr Carlos Junior. Ganhador do "Prêmio Abril de Personagens" com "UFFO – Uma Família Fora de Órbita", gibi publicado pela editora em 2010.

– Sebastião Rodrigues Seabra (Araraquara, 12 de maio de 1958), mais conhecido como Sebastião Seabra, é um quadrinista brasileiro. Entre 1974 e 1978, publicou no jornal Notícias Populares as tiras Capitão Caatinga (em coautoria com Franco de Rosa) e Chucrutz, além de uma página de romance em quadrinhos. Em 1979, trabalhou na revista Zorro, da EBAL. Nos anos seguintes, passou a criar quadrinhos eróticos para a editora Grafipar, adotando o pseudônimo de Sebastião Zéfiro, que era uma uma homenagem a Carlos Zéfiro e ao mesmo tempo, um recurso para não prejudicar seu trabalho como ilustrador de livros didáticos e infantis. No final da década de 1980, foi agenciado pela empresa belga Commu International, produzindo quadrinhos eróticos para os mercados franco-belga e holandês. Em 1990 criou o super-herói Vingador Mascarado. Em 1997, Seabra ganhou o Prêmio Angelo Agostini de "melhor desenhista". Em 2003, seus quadrinhos eróticos foram compilados no álbum Na trilha do prazer, da editora Opera Graphica. Ainda na década de 2000, foi um dos artistas responsáveis pelas quadrinizações na série Literatura Brasileira em Quadrinhos da Editora Escala. Além de ilustrar, atua como professor de desenho em Araraquara e pela internet, publica manuais publicados de forma independente e pelas editoras Escala e Minuano. Em 2009, ganhou o Prêmio Angelo Agostini na categoria "Mestre do quadrinho nacional".

– Renan Bergo é pesquisador associado ao CEstA (Centro de Estudos Ameríndios – USP) e ao NAIP (Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance – Unesp) e doutorando em Antropologia na USP, com pesquisa sobre as relações entre imagens e povos indígenas. Sua dissertação de mestrado, defendida na Unesp-Araraquara, trata de quadrinistas brasileiros contemporâneos.

 

Serviço

Esquenta FliSol – Feira Literária da Morada do Sol

Data: segunda-feira (24 de outubro)

 

Atividade: "Literatura e Infância nos Assentamentos", com Márcio Pontes e Fabi Virgílio

Local: Assentamento Bela Vista

Horário: 9 horas

 

Atividade: "Literatura e HQ", com Luciano Salles, Lucas Lima, Sebastião Seabra e Renan Bergo, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Campos

Local: Anfiteatro A da FCL-Unesp Araraquara

Horário: 19h30

 

Grátis

Sair da versão mobile