O vereador Flávio Marchese, líder do Patriota na Câmara Municipal de Araraquara, publicou pelas redes sociais, no último dia 19 de outubro, um vídeo em que exibe materiais de campanha do candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). As imagens, no entanto, provocaram um questionamento quanto ao suposto uso de um veículo oficial da Câmara de Araraquara em um ato de campanha, já que, ao fundo, aparece um carro Honda Civic do Poder Legislativo, o que é vetado pela lei. No vídeo, Marchese fala sobre a distribuição do material e ainda convoca simpatizantes para um evento de campanha em apoio ao candidato à reeleição.
Após a suspeita, a Câmara Municipal confirmou que no último dia 19 o vereador Marchese da Rádio solicitou veículo oficial para agenda no bairro Jardim Yolanda Ópice, em Araraquara, visando a atendimento de munícipe sobre problemas com hidrômetro.
“De acordo com o vereador, durante o atendimento à agenda, um membro de seu partido telefonou, pedindo sua localização e foi ao seu encontro, sem especificar o motivo”, afirmou, por meio de nota, a Câmara de Araraquara. Ainda segundo a nota, a pessoa surgiu com um veículo carregado de material de campanha e o vereador gravou um vídeo tratando do assunto. Ocorre que no fundo da imagem aparece um veículo oficial da Câmara, cujo uso não é permitido em agendas que não sejam as oficiais do Legislativo".
Ao tomar ciência, afirma a nota, o vereador compreendeu o conflito ocorrido. O presidente Aluisio Boi (MDB) declarou ainda que reafirmará as instruções de utilização do patrimônio público a todos os vereadores, “a fim de que situação semelhante não se repita”.