Nesta quinta-feira (22), das 10h às 13h, a Praça da Igreja Santa Cruz, no Centro de Araraquara, receberá uma intervenção artística que integra a campanha permanente de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).
A gestora do CREAS, Mônica Fernanda Favoreto da Silva, explicou que a ação contará com exposição de faixa, distribuição de folders e intervenções com poesia, música e teatro. “O objetivo é dar visibilidade ao tema e apresentar o folder à população de forma atrativa. O conteúdo do material traz informações sobre como acolher os relatos de violência e como buscar ajuda”, comentou.
Ela salientou que a data foi escolhida de forma estratégica. “A ideia de realizar a ação no mês de dezembro vem ao encontro do início das férias escolares e proximidade das festas de fim de ano, período em que crianças e adolescentes estão longe de equipamentos de referência, como escolas e serviços de convivência, que exercem importante função protetiva. Vale lembrar que o ambiente doméstico, muitas vezes, é um fator de risco para crianças e adolescentes, pois grande parte dos agressores e agressoras são membros da família ou pessoas próximas ao núcleo familiar”, acrescentou.
O tema também é tratado na cartilha “Todos os sentidos alertas contra a violência: Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, disponibilizada em formato de e-book no site da Prefeitura ou pelo link bit.ly/sentidos_contra_violencia.
Vale ressaltar que, em caso de chuva, a ação será realizada em nova data.