InícioCidadesCidadeMinistros do Governo Federal vistoriam pontos danificados pelas chuvas em Araraquara

Ministros do Governo Federal vistoriam pontos danificados pelas chuvas em Araraquara

Jader Filho (Cidades) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) estiveram no município na tarde desta quinta-feira (5) e visitaram a Via Expressa, o Parque São Paulo e a região do Jardim Botânico

Dois ministros do Governo Federal, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram recepcionados pelo prefeito Edinho em Araraquara, nesta quinta-feira (5), para vistoriar locais atingidos e danificados pelas fortes chuvas da última semana: o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A comitiva de autoridades esteve em quatro pontos: na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho (no Parque São Paulo), no final da Rua Nove de Julho (Rua 2) e início da Rua Dr. Gennaro Granata (no Jardim Botânico) e na Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), todos eles com problemas de erosão do solo, e na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) sob o Terminal Central de Integração, local que frequentemente sofre com alagamentos.

Em entrevista, os ministros demonstraram solidariedade aos familiares e amigos da tragédia da Avenida 36, quando trecho da via sobre o Ribeirão das Cruzes cedeu, e deixaram o Governo Federal à disposição para apoiar o município neste momento de reconstrução.

“O ministro Waldez e a nossa pasta, das Cidades, vamos fazer todos os levantamentos, junto com a Prefeitura, para poder pegar esses pontos todos que foram atingidos e poderem ser reconstruídos. O ministro Waldez já acionou o pessoal da Defesa Civil [federal] para que eles possam verificar todos os projetos e esses projetos possam ser colocados o mais rápido possível em prática, para que a vida volte o máximo possível ao normal aqui em Araraquara”, afirmou Jader Filho.

O ministro das Cidades também relatou que vai atuar em parceria com a Prefeitura de Araraquara em obras de prevenção para que não ocorram problemas em outros locais, levando em conta as mudanças climáticas — foram 507 mm de chuvas na cidade em dezembro do ano passado contra 153 mm em dezembro de 2021, segundo a Defesa Civil, sendo que a média histórica era de 242 mm. Somente no último dia 28, o registro foi de 200 mm em 24 horas.

“A gente precisa entender que o mundo está mudando. O prefeito Edinho, com sua equipe, vai levantar todos os pontos onde podem ainda acontecer qualquer tipo de problema para que o Ministério das Cidades, em processo de prevenção, possa também agir”, complementou.

O ministro da Infraestrutura e Desenvolvimento Regional disse que o Governo Federal vai apoiar Araraquara na reconstrução dos locais atingidos. “Estou na companhia do secretário nacional de Defesa Civil, que vai estar em tratativas com a Prefeitura de Araraquara. Todas as providências técnicas, orçamentárias e financeiras cabíveis para a reconstrução, o Governo Federal, em nome do presidente Lula, irá responder”, declarou Waldez Góes, que ainda elogiou a infraestrutura de Araraquara.

“A cidade tem uma boa infraestrutura e, ao mesmo tempo, as mudanças climáticas acabam desafiando essa infraestrutura e causando um desastre que merece resposta imediata”, afirmou. Para Waldez Góes, o registro de cerca de 500 mm de chuvas em um mês e 130 mm em apenas seis horas “desafia os agentes políticos, aqueles que trabalham com Defesa Civil e a sociedade em geral”.

Segundo o prefeito Edinho Silva, para a recuperação de todos os pontos danificados na cidade, será preciso algo em torno de R$ 50 milhões. “O Município, sozinho, não tem condições orçamentárias de realizar todas essas obras. Por isso, agradeço muito ao Governo Federal e ao Governo do Estado pelo apoio que estão demonstrando a nós desde que a tragédia ocorreu”, complementou Edinho — na quarta-feira (4), o prefeito se reuniu com representantes do Governo do Estado para buscar recursos.

Pontos interditados
No final da tarde desta quinta-feira, Araraquara continuava com nove pontos interditados total ou parcialmente devido aos danos causados pelas chuvas: Avenida 36, próximo à Unip; Rua Nove de Julho (Rua 2), na altura do Parque do Botânico; Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, que margeia o Parque Botânico e acessa a Rua Gennaro Granata; Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, próximo ao número 790, no Parque São Paulo; Rua Armando de Salles Oliveira com a Rua José Palamone Lepre; Avenida José Barbanti Neto, na altura do condomínio Altos do Jaraguá; Rua João Peroni com a Rua Professora Rivadávia Marques Júnior, no Jardim Dom Pedro; ponte na área rural ARA-333 (desvio do pedágio da Rodovia Washington Luís, após a Chácara do Nelson); e ponte da Avenida Dr. Carlos Alberto Calseviano, no Jardim Residencial Vale do Campo.

Sair da versão mobile