A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rincão acaba de receber repasse de R$ 100 mil em emenda parlamentar indicada pela deputada estadual Márcia Lia-PT. O recurso deverá aplicado na construção do Centro de Autismo da unidade, que prestará atendimento regional.
A emenda foi apresentada a pedido do vereador Serginho Mendes e da diretora da Apae de Rincão e conselheira do mandato, Ana Zambon.
“O trabalho das Apaes precisa ser valorizado e o nosso mandato é um grande parceiro. As emendas colaboram muito com as unidades, como a de Rincão. Além disso, temos um trabalho parlamentar que seguiremos fazendo para fortalecer as Apaes”, afirma a deputada.
A emenda representa uma parte do valor necessário para a construção do espaço, que será o primeiro Centro de Autismo da microrregião e irá atender pessoas das cidades de Rincão, Santa Lúcia, Américo Brasiliense, Motuca e Guatapará, o mais recente convênio assinado pela entidade.
Um estudo preliminar da diretoria da Apae de Rincão identificou um grupo de 60 a 80 pessoas com transtorno de espectro autista nestas cidades sem acesso a tratamento contínuo com equipe multidisciplinar e técnica ABA, portanto potenciais alunos da entidade.
“A partir desta obra teremos a estrutura adequada para este atendimento. A Apae de Rincão está em fase de credenciamento no edital da Secretaria de Saúde do Governo do Estado para o funcionamento do Centro de Autismo, e pode ser que o credenciamento saia antes do término da construção do centro. Neste caso, iremos iniciar atendimento na nossa clínica e depois iremos para o Centro de Autismo, sem prejuízos”, explica o presidente da Apae Rincão, João Matheus Bolito.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Parlamentar.