O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Araraquara confirmou o índice de reajuste da tarifa nos serviços de água e esgoto no município.
A partir de março, as tarifas ficarão 10,36% mais caras. O reajuste começa a operar 30 dias após a publicação de portaria da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), órgão que define as diretrizes do serviço e os respectivos valores cobrados. A agência e o Daae defendem que o índice foi definido depois de estudos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
No relatório consolidado apresentado à superintendência, aos diretores e aos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico na última quinta-feira (26), “ficou evidente a defasagem tarifária causada, principalmente, pelo aumento dos principais insumos utilizados pelo Daae”, afirma relatório da autarquia.
As despesas com produtos químicos, material elétrico e hidráulico e combustíveis aumentaram cerca de 19,21%. Já o custo com energia elétrica teve acréscimo de 9,46%.
Ainda de acordo com o relatório, a avaliação do serviço de coleta de resíduos obteve nota 9,2; regularidade do fornecimento de água 9,1; leitura e entrega correta da conta 9,1; qualidade da água 8,9 e coleta de esgoto 8,9, índices acima da média dos municípios regulados pela ARES.