InícioDestaque EsportesFerroviária presta homenagem a José Roberto Fernandes

Ferroviária presta homenagem a José Roberto Fernandes

Narrador esportivo completou 80 anos de vida na última semana

Na tarde do último sábado (4), a Fonte Luminosa recebeu a partida que terminou com a partida entre Ferroviária e São Bernardo pela 6ª rodada do Paulistão 2023, que terminou com a derrota do time araraquarense por 1 a 0. A diretoria afeana aproveitou o jogo em casa para prestar uma homenagem ao narrador esportivo José Roberto Fernandes, que completou 80 anos de vida no último dia 31 de janeiro. Clique aqui para conferir o vídeo com a homenagem.

Líder da equipe “Os Campeões da Bola”, uma das mais tradicionais do rádio esportivo, José Roberto Fernandes estava ao microfone, na cabine da Rádio Cultura, quando foi surpreendido pelo repórter Marcos Chiocchini, que o interrompeu para ouvir uma narração de um gol (narrado por José Roberto) no sistema de som. A homenagem foi concluída com um texto lido por Felipe Blanco, do Departamento de Marketing da Ferroviária, que também presenteou o radialista com uma camisa personalizada do time. Os torcedores que estavam na arquibancada aproveitaram para entoar um canto de “Parabéns a você” para José Roberto, que foi às lágrimas.

O narrador agradeceu ao clube pela homenagem. “Muito obrigado à diretoria da Ferroviária. É um novo momento que todos nós estamos vivendo e temos certeza absoluta de que essa conjunção de objetivos, de esforços e de trabalho vai trazer grandes resultados. Aproveito para renovar os agradecimentos em nome da equipe e da minha família. Estamos sempre vivendo com a Ferroviária momentos especiais, que nos tocam profundamente através do coração. Essa parceria, que é muito mais do que uma parceria, vai persistir enquanto estivermos por aqui e a Ferroviária vai nos dar muitas alegrias. Temos muita honra em poder participar disso tudo, ainda que modestamente. Muito obrigado”, salientou José Roberto, que tem mais de 60 anos de carreira.

Felipe Blanco também falou sobre a saudação. “Essa homenagem só existe porque vocês existem e porque vocês são fantásticos no trabalho de vocês. O Zé Roberto cobriu a Ferroviária nos momentos bons e ruins e é muito importante lembrarmos dos ruins. Quando ninguém se interessava, vocês estavam lá em Sol, em chuva, em estádios terríveis, sempre com muita sinceridade para o torcedor, o que é importantíssimo também, criticando quando têm que criticar. Esse é o jornalismo sério, jornalismo verdadeiro, jornalismo com tradição e profissionalismo. É música para os ouvidos ouvir os gols na voz do Zé. Qualquer homenagem é pouca para o Zé e para vocês”, destacou.

Carreira

José Roberto Fernandes nasceu em Colina-SP no dia 31 de janeiro de 1943. Chegou a jogar como goleiro no futebol amador do Colina Atlético, mas nunca teve a pretensão de ser um atleta profissional e aos 18 anos acabou indo para o rádio e abraçou a carreira. José Roberto começou sua trajetória no serviço de alto-falantes na praça da Igreja Matriz de sua cidade natal, em um modelo de divulgação que existiu em quase todos os municípios do interior na época. Nesse próprio meio de comunicação, ele criou um programa esportivo que ia ao ar três vezes por semana e levava jogadores do Colina Atlético para serem entrevistados no estúdio.

A experiência auxiliou o radialista a superar 234 candidatos na disputa por uma vaga na Rádio Barretos, que era o grande veículo de comunicação local da época, quando a televisão ainda não possuía a mesma força. De lá, José Roberto foi para Uberlândia, onde trabalhou na Rádio Educadora por dois anos, período suficiente para sua carreira deslanchar, já que foi lá onde começou a cobrir eventos esportivos em 1964. Decidiu retornar a Barretos, cidade em que se manteve por um período de 11 anos.

José Roberto veio para Araraquara em 1975, quando foi contratado pela Rádio Morada do Sol para cobrir o Campeonato Sul-Americano de Basquete. Foi trazido pelo gerente da rádio na época, Antonio Carlos Araújo, para fazer os jogos no mês de julho de 1975, depois os dois se entenderam e ele acabou ficando na cidade.

Sua identificação com o esporte de Araraquara foi imediata e rapidamente conquistou o coração dos ouvintes e, mais especificamente dos afeanos, que através de sua voz puderam sentir grandes emoções da Ferroviária nos campeonatos disputados no início dos anos 80. Os lendários jogos da Taça de Ouro de 1983, com a narração de José Roberto Fernandes, permanecem vivos na memória de muitos torcedores e do próprio narrador. Sua narração mais marcante, no entanto, foi o retorno da Ferroviária à elite do futebol paulista, com o acesso conquistado em 2015. Em 2003, a cidade reconheceu a importância de José Roberto Fernandes e o homenageou com o Título de Cidadão Araraquarense.

Campeões da Bola

A equipe dos Campeões da Bola foi formada em 1985 na Rádio Morada do Sol e brilhou ao longo dos anos na Rádio Cultura. A equipe, que também passou pela Rádio Brasil FM, TV Ara e TV Cultura Paulista, completa 38 anos em 2023, com muita informação, não apenas sobre jogos e resultados, mas também com o dia-a-dia do esporte araraquarense.

Assim, a equipe contou a história esportiva de Araraquara ao longo das últimas décadas, presente em momentos marcantes como as boas fases do vôlei do Lupo Náutico, do basquete da Uniara e de campeonatos amadores como a Copa Campeões da Bola de Futebol Interbairros, a Copa Cultura de Futsal, entre outros. Entretanto, foi com as coberturas da Ferroviária que a equipe conquistou de vez seu espaço no coração da cidade.

Homenagem da Ferroviária e torcida para José Roberto Fernandes
Sair da versão mobile