· Sábado (01 de abril)
· Lançamento Programa Oficinas Culturais Municipais 2023
Local: Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Vila Xavier)
Data: sábado (01 de abril)
Horário: 10 horas
O sábado, 01 de abril, começa com o lançamento do Programa Oficinas Culturais Municipais 2023 no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, a partir das 10 horas, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A atividade reúne alunos, ex-alunos, educadores, famílias e amigos para apresentações e exposições artísticas, gratuitamente.
A aula inaugural da programação 2023 neste sábado, com apresentações das turmas de: Violão (educador João Renato), Canto Coral (Gislaine Crespo), Teatro infanto-juvenil (Selma Macedo), Dança (Naiara Pedroso e Patrícia Oliveira) e Capoeira (Patrick Crespo), e também exposição de desenho Mangá (Marcelo Okama), Artes Visuais (Juty) e instalação artística (Sabrina Rocco).
Vale lembrar que as oficinas Culturais Municipais estão com inscrições abertas para diversas atividades, em variados espaços da cidade. Tudo gratuito e oferecido para crianças, jovens e adultos.
As Oficinas Culturais em 2023 acontecem em: Centros de Referência (Afro, LGBTQIA+, Mulher), CEU das Artes, Centro de Artes e Ofício Judith Lauand, CRAS, Quilombo Rosa, Residencial dos Oitis e Sindicato dos Bancários.
Para se inscrever é necessário, no ato da matrícula, apresentar os seguintes documentos: documento de identidade do estudante e do responsável (se menor de idade) e comprovante de endereço. Os interessados devem se inscrever no próprio local onde a oficina é realizada. Em caso de vagas esgotadas, é feita lista de espera.
· Campanha de Adoção de Animais
Local: Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel (no Parque Infantil: Av. São Geraldo, s/nº, entre as Ruas 3 e 4 – Centro)
Data: sábado (01 de abril)
Horário: das 9h30 às 13 horas
Neste sábado, 1º de abril, das 9h30 às 13 horas, será realizada a Campanha de Adoção de Animais no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel, localizado no Parque Infantil. A campanha é realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Chefia de Gabinete. Vale salientar que, em caso de chuva, as atividades serão canceladas.
A campanha, que conta com cães e gatos, adultos e filhotes, também tem o objetivo de promover e alertar para a adoção responsável. No momento, aproximadamente 550 animais estão disponíveis para adoção, aguardando uma chance de ter um espaço onde possam receber e também doar amor e carinho.
Para adotar um animalzinho, o interessado deve ser maior de 18 anos e levar documentos pessoais, assim como comprovante de endereço. No caso da adoção de gatos é necessário levar caixa de transporte, já para cachorros é essencial portar coleira e guia.
Vale destacar que as fotos dos bichinhos podem ser conferidas na página “Bem-estar Animal Araraquara” no Facebook. Para mais informações, é possível agendar horário para conhecê-los através do telefone (16) 3339-4441, das 7h30 às 14h30. Lembrando ainda que há outros animais acolhidos pela Prefeitura no Canil Siciliano, que também podem receber visitas agendadas através do Whatsapp (16) 98877-7604.
· Exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas
Período da exposição: até 16 de abril de 2023
A exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” está em Araraquara – casa da Ferroviária, campeã da modalidade – e pode ser visitada gratuitamente até o dia 16 de abril na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, depois de marcar história no Museu do Futebol, em São Paulo, com quase 200 mil visitantes.
O público pode visitar a exposição aos finais de semana na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que este ano comemora 80 anos de fundação, e abre suas portas para os visitantes aos sábados e domingos para o público geral, das 10h às 16 horas.
Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição é uma realização do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o SESC Araraquara. A iniciativa conta com recursos do ProAC Direto, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo. Parte da exposição também pode ser vista no Sesc Araraquara
A exposição fica em cartaz na Biblioteca Municipal Mário de Andrade e no Sesc Araraquara até o dia 16 de abril. Na Biblioteca Municipal, pode ser vista gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e também aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas.
· Domingo (02 de abril)
· Prefeitura nos Bairros
Local: EMEF Henrique Scabello (Avenida Remo Frontarolli, 4050 – Parque das Hortências)
Data: domingo (02 de abril)
Horário: das 10h às 13 horas
A região do Hortências terá um domingo (02) de diversão com o “Prefeitura nos Bairros”. Esporte, cultura e lazer compõem a programação marcada para ocorrer entre as 10h e às 13h na Emef Henrique Scabello.
O Prefeitura nos Bairros tem como objetivo levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população e, agora, também leva diversão às regiões atendidas. Sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região, será realizada uma ação social que vai oferecer diversas atrações gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família.
O evento terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (futebol, atletismo e taekwondo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça.
As apresentações culturais também podem ser aproveitadas por toda a família. A partir das 11h, o evento contará com apresentações de canto coral e percussão com o Grupo Afrosom (com o regente e educador das Oficinas Culturais Guilherme Bridarolli) e da Orquestra de Violões (com o regente e maestro Luizinho Silva).
· Feira do Pôr do Sol
Local: Praça das Bandeiras (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)
Data: domingo (02 de abril)
Horário: das 17h às 22 horas
A Feira Pôr do Sol, que este ano comemora 5 anos de atividades, é a atração deste domingo, 02 de abril, na Praça das Bandeiras, na região central. A feira acontece das 17h às 22 horas, com entrada gratuita e diversos expositores de Araraquara e região.
Está prevista a participação de 35 artesãos e empreendedores, com muita economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária e desapego. Música também agita a festa!
O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis. Para celebrar a festa, a discotecagem vai rolar solta com hits de várias épocas e estilos musicais. Pastéis e delícias do milho estão confirmados.
· E mais:
+ edital Semana Luís Antônio
Inscrições: até 17 de abril
O novo edital da Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart abriu inscrições de projetos para o apoio à produção cultural em Teatro, com propostas de montagem de espetáculos inéditos para integrarem a programação da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC). Os interessados podem se inscrever virtualmente até 17 de abril. A programação da SLAMC 2023 acontecerá de 17 a 24 de junho deste ano.
O edital busca fomentar a produção artística em artes cênicas, disponibilizando subsídios para que os artistas e grupos locais desenvolvam as etapas de pesquisa e construção de um espetáculo teatral com estreia prevista para o próximo mês de junho.
A organização da SLAMC busca contemplar locais não convencionais para sua programação, visando apresentações em espaços urbanos e equipamentos públicos diversos.
Os projetos serão recebidos até o próximo dia 17 de abril, exclusivamente pelo e-mail: semanaslamc@gmail.com. O e-mail enviado deverá conter todos os anexos discriminados no edital, que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”.
Serão selecionados até quatro projetos, com o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) por cada projeto contemplado, para uma apresentação.