A partir de investigações realizadas pelas equipes da DIG (Delegacia de Investigação Geral) de Jaú-SP, foram presos na manhã desta terça-feira (4), quatro indivíduos que integravam uma associação criminosa especializada na prática de roubos a residência.
A operação foi realizada na cidade de São Carlos-SP e contou com o apoio de policiais da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Jaú, do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Ribeirão Preto-SP e da Força Tática da Polícia Militar de São Carlos.
Cinco integrantes do grupo foram identificados como autores de um roubo ocorrido no dia 11/02/2023 na cidade de Jaú, quando um senhor de mais oitenta anos e sua cuidadora foram rendidos por quatro indivíduos que armados, amarram as vítimas, as amordaçaram e subtraíram um relógio, telefone celular, dinheiro e dois automóveis de uma casa localizada no Jardim Alvorada.
Um dos ladrões teria ficado do lado de fora da casa como condutor do veículo utilizado pelo bando. As investigações prosseguiram e com apoio de policiais militares de São Carlos foram identificados dois irmãos, sendo um de 27 anos e o outro de 25 anos. Posteriormente, foram identificados outros dois indivíduos, de 24 e 21 anos de idade.
Segundo consta, os mesmos elementos teriam praticado outros crimes da mesma natureza, isto é, roubos a residência com restrição da liberdade das vítimas, nas cidades de Araraquara, Dourado e Matão.
A partir de representação da Autoridade Policial da DIG de Jaú, foram deferidos mandados de buscas e mandados e das prisões temporárias dos suspeitos.
De posse dos mandados, foi realizada a operação e num dos endereços, foram localizados com os indivíduos o relógio roubado da vítima em Jaú, bem como fitas tipo braçadeiras (enforca gato) idênticas aquelas utilizadas para amarrar as vítimas no dia 11/02/2023, além de outros objetos, prováveis produtos de outros roubos praticados pelo grupo.
Em outro endereço das buscas, também foram encontrados objetos de prováveis roubos além de documentos que comprovavam a associação criminosa entre os detidos.
Diante da situação, todos foram conduzidos até a Delegacia de São Carlos, onde o delegado da DIG de Jaú deliberou pela prisão em flagrante dos quatro pelo crime de associação criminosa previsto no artigo 288, do Código Penal.
Seguindo a Polícia Civil, outros dois indivíduos, de 25 e 27 anos, permanecem foragidos.
Um dos presos na operação desta terça-feira chegou a ser apontado como coautor de uma tentativa de roubo em uma obra de condomínio, em Araraquara-SP, na noite de 26 de março.
Na ocasião, um ladrão foi morto com golpes de facão pelo vigilante do local. Durante o crime, outros dois elementos fugiram. O suspeito em questão, deu entrada na Santa Casa de São Carlos com a mão decepada, porém, não foi reconhecido pela vítima como participante do crime.
Fonte e foto/Comando VP