O Consórcio Araraquara de Transporte (CTA), que opera as linhas do transporte coletivo na cidade de Araraquara, protocolou, na última sexta-feira (14), os estudos técnicos para o reajuste da tarifa.
Com o valor apontado pelo CTA, a tarifa do transporte passaria dos atuais R$ 5 para R$ 7,50, um reajuste de 50%. No documento, as empresas que compõem o consórcio argumentam que nos últimos doze meses houve um aumento elevado no preço do óleo diesel, além da carestia registrada em outros insumos. Paralelamente, a demanda de passageiros segue em queda, acentuada desde 2020, quando a pandemia da covid-19 alterou hábitos e reduziu drasticamente o número mensal de usuários.
O documento ainda será analisado pela secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Araraquara. A definição do reajuste só ocorre mediante análise do órgão regulador.
Nesta quarta-feira (19), o Jornal da Morada vai discutir o assunto, a partir das 7 horas. É possível acompanhar pela Rádio Morada FM (98,1), com transmissão ao vivo também pelo facebook e youtube.