Após um primeiro tempo abaixo, o Palmeiras se encontrou na segunda etapa e venceu a primeira na Libertadores. Jogando no Morumbi, o time paulista sofreu um gol relâmpago, mas com gols de Gustavo Gómez e Rafael Navarro virou para cima do Cerro Porteño-PAR por 2 a 1, pela segunda rodada da fase de grupos. O triunfo nesta quinta-feira, embolou o Grupo C, com todos os times com três pontos.
No Grupo C, Palmeiras, Cerro Porteño, Bolívar-BOL e Barcelona de Guayaquil-EQU somam três pontos, com uma vitória e uma derrota em dois jogos. Pelo critério de desempate, o Palmeiras aparece na lanterna da chave, com -1 de saldo.
Jogando no Morumbi, o Palmeiras foi surpreendido pelo Cerro Porteño com quatro minutos de jogo. Morales achou Churín entrando livre na área. O atacante finalizou na saída de Weverton que defendeu. A bola subiu e, no rebote, Bobadilla cabeceou para o gol. O gol relâmpago desestabilizou o time de Abel Ferreira. Nervoso, o Palmeiras tinha pressa para empatar a partida e o erros de passes começaram a aparecer.
Aos poucos o time paulista foi colocando a bola no chão. Flaco López recebeu na área e Jean, ex-São Paulo, mandou para escanteio. Em nova oportunidade, Artur parou duas vezes no goleiro brasileiro. Na reta final, o Cerro voltou a levar perigo. Espínola recebeu passe de Eduardo Brock, mas cabeceou para fora.Apesar do volume criado, o Palmeiras não levou tanto perigo ao gol paraguaio e foi em desvantagem para os vestiários.
O Palmeiras voltou para o segundo mais aceso. Com mais consistência ofensiva, o time trocava passes em busca de penetrar a defesa paraguaia. Com a entrada de Endrick, o ataque do Palmeiras ganhou velocidade. Dudu partiu pela esquerda e foi derrubado. Na cobrança de falta, Artur apareceu livre na segunda trave e Jean fez grande defesa. No rebote, Gustavo Gómez fuzilou para as redes. O lance ainda foi revisado pelo árbitro no VAR, que analisou uma possível interferência de Artur que estava impedido no lance.
O gol acendeu o Palmeiras no jogo. Com velocidade, o time brasileiro encurralou o Cerro no campo de defesa. Endrick recebeu na área, girou sobre a marcação e finalizou rasteiro para grande defesa de Jean. Logo depois, Zé Rafael arriscou da entrada da área e Jean espalmou. A pressão surtiu efeito. Aos 30 minutos, em nova jogada aérea, Gustavo Gómez ajeitou de ombro e Rafael Navarro completou para as redes, para virar a partida.
Na reta final a partida ganhou emoção. O Cerro Porteño aproveitou os espaços e frequentou o campo de ataque. O Palmeiras por sua vez, apostou nos contra-ataques, com Endrick e Dudu. No fim, o abafa paraguaio não surtiu efeito e o time brasileiro não conseguiu armar nenhum contragolpe. O que não fez falta e o Palmeiras conquistou a primeira vitória na Libertadores de 2023.
O Palmeiras volta a campo no domingo, contra o Vasco, às 16h00 no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão.