O prefeito Edinho esteve, nesta quinta-feira (27), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, reunido com Aloizio Mercadante, presidente do BNDES. O assunto da reunião, da qual também participou a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, foi a busca de soluções para a crise financeira que as Santas Casas vêm enfrentando nos últimos anos.
Edinho, que é secretário geral da Frente Nacional dos Prefeitos, propôs ao presidente do BNDES a criação de uma linha de crédito que minimize a grave crise financeira dos hospitais filantrópicos.
“Em Araraquara, a situação da Santa Casa não é diferente. Eu e Eliana não temos medido esforços para que a Santa Casa continue sendo o grande hospital de referência SUS de Araraquara e região. E vamos continuar trabalhando por isso”, afirmou Edinho.
Participaram ainda da reunião Juliane Furno, assessora da Presidência do BNDES; Carla Reis, chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, e João Pieroni, superintendente da Área de Indústria e Inovação do BNDES.
Na última semana, no dia 19 de abril, Edinho e Eliana Honain, juntamente com o provedor da Santa Casa de Araraquara, Jeferson Yashuda, estiveram em Brasília (DF), em audiência com o Ministro de Estado da Fazenda, Fernando Haddad, também buscando soluções para a situação dos hospitais filantrópicos e defendendo a necessidade de urgência na construção de uma saída para o financiamento das dívidas dos hospitais que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).