InícioDestaque EsportesFerroviária inicia caminhada em busca do acesso na Série D

Ferroviária inicia caminhada em busca do acesso na Série D

Locomotiva estreia marcada neste sábado, contra o Operário-MS na Fonte Luminosa

Este sábado (6) é dia de estreia para a Ferroviária, que tem seu primeiro desafio pela edição 2023 do Campeonato Brasileiro da Série D. A Locomotiva encara o Operário-MS às 17 horas no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, em partida que conta com promoção de ingressos (clique aqui e confira).

Após realizar um período de treinamentos na cidade de Sorocaba, a equipe retornou a Araraquara, onde treina sob o comando do técnico Elano Blumer. Com atividades fechadas para a imprensa, o treinador só irá revelar sua escalação momentos antes da partida.

Elano se mostra confiante para a partida. “Estou muito feliz com nossa pré-temporada. Ainda não foi o tempo ideal, mas conseguimos treinar muito. Vejo um grupo de jogadores muito compromissados e felizes por estarem na Ferroviária. É um grupo muito difícil que vamos enfrentar, mas acredito que nos preparamos muito bem, para que possamos fazer uma grande Série D e conquistar nosso objetivo principal que é o acesso”, explicou.

A competição nacional contará com a participação de 64 clubes que lutarão por quatro vagas de acesso à Série C. A Locomotiva integra o Grupo A7, que conta ainda com XV de Piracicaba-SP, Inter de Limeira-SP, Maringá-PR, FC Cascavel-PR, CRAC-GO, Operário-MS, Patrocinense-MG.

Na primeira fase, os clubes jogarão em turno e returno dentro de cada grupo. Os quatro times melhores colocados de cada chave se classificarão para a segunda fase, que terá 32 clubes e passa a ser disputada no sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta.

Esta será a sexta participação consecutiva da Ferroviária na Série D. No ano passado, o time sucumbiu na primeira fase da competição. Em 2021, sob o comando de Elano, a equipe teve sua melhor campanha na competição, mas foi eliminada nas quartas de final e perdeu a chance do acesso para o Atlético-CE nas disputas por pênaltis em Araraquara.

No elenco para a Série D estão alguns jogadores que disputaram o Paulistão, entre eles o goleiros Saulo e Benassi, o zagueiro Ronaldo Alves, os volantes Pablo Gabriel, Xavier e Thomaz e o atacante Antonio. O atacante Júlio Vítor, revelado pelo clube, também retornou de empréstimo junto ao Santo André.

A Ferroviária também apresentou os zagueiros Mailson (ex-Ipatinga), João Paulo (ex-Inter de Limeira) e Vitão (ex-Linense); os laterais Alysson Dutra (ex-Rio Claro), Vitor Ricardo (ex-Aparecidense) e Chico Bala (ex-Tocantinópolis); os meio-campistas Felipinho (ex-Velo), Danilo Pereira (ex-Portuguesa Santista), Judá (ex-Portuguesa Santista), Vitor Barreto (ex-Capivariano), Paulinho Santos (ex-São Luiz-RS) e Gérson Magrão (ex-Santo André); e o atacante Pilar (ex-Cametá-PA).

Do lado adversário, o Operário chega a Araraquara credenciado por ter sido finalista do finalista do campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023, que teve o Costa Rica como campeão. O time possui três títulos estaduais, conquistados em 1997, 2018 e 2022. comandado pelo técnico Celso Rodrigues, a equipe se reforçou com o volante Lucas Hulk, os meias Igor Vilela e Gean, além dos atacantes Kiko e Firmino Coruja.

Na próxima rodada, a Ferroviária terá pela frente o Maringá-PR no próximo sábado (13), às 19 horas, no Estádio Willie Davids, casa do adversário.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA x OPERÁRIO-MS
Local
: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara
Data/Horário: Sábado, 6 de maio, às 17h;
Arbitragem: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS), auxiliado por Rodrigo Meirelles Bernardo (SP) e Rafael Tadeu Alves de Souza (SP);

TIMES PROVÁVEIS:

FERROVIÁRIA – Saulo; Vitor Ricardo, João Paulo, Mailson Alves e Alysson Dutra (Chico Bala); Paulinhho Santos, Judá, Gerson Magrão e Danilo Pereira (Felipinho); Pilar e Vitor Barreto. Técnico: Elano Blumer;

OPERÁRIO-MS – Samuel; Marlon, Felipe Chaves, Marcio Luiz e Hugo; Andrei Alba (Lucas Hulk), Abuda (Leomir), Fernandinho (Igor Vilela ), Juninho (Gean); Johnny (Kiko), e Kaique (Firmino Coruja). Técnico: Celso Rodrigues.

Foto: Tiago Pavini/Ferroviária

JOGOS DA FERROVIÁRIA

Rodada 1 – Dia 6 de maio, sábado – 17h
Ferroviária x Operário-MS

Rodada 2 – Dia 13 de maio, sábado – 19h
Maringá-PR x Ferroviária

Rodada 3 – Dia 20 de maio, sábado – 17h
Ferroviária x Inter de Limeira

Rodada 4 – Dia 27 de maio, sábado – 17h
XV de Piracicaba x Ferroviária

Rodada 5 – Dia 3 de junho, sábado – 17h
Ferroviária x CRAC

Rodada 6 – Dia 7 de junho, quarta-feira – 19h
Ferroviária x Patrocinense

Rodada 7 – Dia 10 de junho, sábado – 16h
Cascavel x Ferroviária

Rodada 8 – Dia 14 ou 15 de junho
Ferroviária x Cascavel

Rodada 9 – Dia 17 ou 18 de junho
Patrocinense x Ferroviária

Rodada 10 – Dia 24 ou 25 de junho
CRAC x Ferroviária

Rodada 11 – Dia 1 ou 2 de julho
Ferroviária x XV de Piracicaba

Rodada 12 – Dia 8 ou 9 de julho
Inter de Limeira x Ferroviária

Rodada 13 – Dia 15 ou 16 de junho
Ferroviária x Mariná

Rodada 14 – 22 ou 23 de julho
Operário x Ferroviária

Sair da versão mobile