InícioDestaque EsportesFerroviária é o 1º time do Brasil a assinar contrato profissional com...

Ferroviária é o 1º time do Brasil a assinar contrato profissional com uma jogadora indígena

Novo reforço da Ferroviária, Ivanete vem da comunidade Xerente, localizada no interior de Tocantins

A Ferroviária segue fazendo história no futebol feminino brasileiro. O clube será o primeiro a assinar contrato oficial com uma futebol indígena. O novo reforço afeano é Ivanete Xerente, de 16 anos, que vem da aldeia Cachoeira, que pertence ao povo Xerente, que fica localizada em Tocantínia-TO.

A jogadora foi trazida pela captadora da base feminina da Ferroviária, Karina Konzen, junto com a coordenadora da base, Rafaela Esteves.

A atleta, acompanhada de seu pai, o cacique Paulo César Xerente, visitou neste sábado (13), o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que valorizou a contratação. “Ivanete Xerente será a primeira indígena a assinar um contrato de atleta profissional em um time de futebol do país. Não poderia ser em outro time se não o nosso, que traz no nome as Guerreiras Grenás e tem como mascote uma mulher indígena negra. Espero que ela abra as portas para que mais indígenas possam ser tornar atletas profissionais e seguirem carreira no futebol”, disse o prefeito, que recepcionou a jovem ao lado da secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli e da presidente da Fundesport, Roseli Gustavo.

Na aldeia, a menina aprendeu a jogar futebol com o pai, que também a treinava. No ano passado, ela foi o destaque do time de futsal de Araguaína na etapa nacional dos Jogos da Juventude.

O contrato com a Ferroviária será assinado nesta segunda-feira (15) e, à princípio, a jogadora integrará a equipe sub-17, que estreia no Campeonato Paulista neste domingo (14), às 17h, contra o Corinthians no Parque São Jorge.

Sair da versão mobile