A secretária municipal da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, confirmou em entrevista ao Jornal da Morada, nesta segunda-feira (5), que o Centro de Estabilização do Melhado enfrenta uma alta taxa de ocupação dos leitos. Isso ocorre porque a Santa Casa de Araraquara, principal unidade de referência SUS na região central do Estado, também tem pouco oferta de leitos devido à alta demanda por internações nas últimas semanas.
Atualmente, são 20 leitos disponíveis no Centro de Estabilização. A unidade funciona como atendimento intermediário entre a entrada na rede de Saúde, normalmente via Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e a Santa Casa, para desafogar o hospital e estabilizar casos menos graves. No entanto, todos da unidade estão ocupados.
Segundo a secretária, a alta demanda por internação na rede pública de saúde ocorre por diversos fatores, alguns relacionados à incidência de doenças e problemas relacionados à época do ano. “Nesse período, aumentam as doenças respiratórias, mas também estamos registrando muitos casos de problemas circulatórios, como o infarto agudo do miocárdio e acidente vasculares, que têm uma incidência muito grande. Há também muitos pacientes que têm se mantido um tempo maior na UPA por questões psiquiátricas, que exigem atendimento específico”, explicou Honain.
Confira a reportagem completa: