InícioDestaque EsportesTécnica da Ferroviária define convocação da Seleção como "chocante"

Técnica da Ferroviária define convocação da Seleção como “chocante”

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (28), a técnica da equipe feminina da Ferroviária, Jéssica de Lima, se mostrou insatisfeita com a ausência da goleira Luciana na lista de convocadas da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada entre os meses de julho e agosto na Austrália e Nova Zelândia (clique aqui para conferir a convocação). Vale lembrar que na última convocação antes da Copa, três afeanas foram convocadas: a goleira Luciana, a volante Ingryd e a atacante Aline Gomes. Aline Gomes, aliás, teve seu nome anunciado, porém para integrar a lista de suplentes no Mundial.

Jéssica de Lima, que já trabalhou como auxiliar técnica da Seleção Brasileira Sub-20, reconheceu que as convocações nunca serão unanimidade, porém lembrou que Luciana vinha integrando o ciclo de preparação para a Copa do Mundo, o que gerou expectativas. “Eu confesso que não tenho nem palavras para descrever o sentimento que me expressa sobre a não convocação da Luciana, não por eu estar aqui como treinadora, mas talvez por eu ter estado na Seleção e não entender algumas coisas. Eu respeito todas as listas, sei que as listas não vão agradar a todos e se for unanimidade é uma burrice porque não tem como. Por mais que seja um esporte de alto rendimento, profissional, eu, Jéssica, não consigo desconsiderar a questão de um trabalho, uma sequência, as pessoas que estão naquele trajeto, naquela trajetória. Para mim é um espanto muito grande a Luciana não estar na convocação, até porque ela foi convocada várias vezes, esteve em quase todas as convocações pós-Copa América”, pontuou.

Jéssica revelou que, quando trabalhava na Seleção Sub-20, a comissão técnica fazia questão de colocar as ponderações para as atletas e deixar claro que situações poderiam mudar. “A partir do momento em que a atleta está em todas as convocações, não tem como ela não ter expectativa, não tem como o clube não ter expectativa. É chocante para mim, não me recordo de ter visto isso em outras convocações. Não estou desmerecendo quem foi como goleira, mas a maneira como as coisas se deram foi muito triste”, lamentou.

A treinadora afeana destacou que haverá um trabalho mental em torno da goleira. “Quem vai ter que resgatar a atleta somos nós agora, porque se eu estivesse no lugar dela, eu estaria extremamente triste, chateada, inconformada. Eu acho que ela é até muito mais serena que eu, que ficaria revoltadíssima. O clube, neste momento, está aqui para apoiá-la e acolhê-la da melhor maneira possível, porque é uma jogadora que tem uma história dentro do futebol feminino. Temos que respeitar essa história da Luciana e sobretudo o ser humano que ela é”, acrescentou.

Se por um lado a treinadora teve de comentar uma ausência, por outro ela se mostrou feliz pela oportunidade dada à Aline Gomes, atacante de apenas 17 anos, que teve seu nome relacionado na lista de suplentes para o Mundial. “O maior conselho que posso dar é que ela continue sendo quem ela é e não mude nada no que ela faz no dia a dia. A partir do momento em que vamos para outro contexto e queremos entrar em um padrão de fora, queremos fazer coisas diferentes do habitual, deixamos de ser quem somos, entramos em um lugar de insegurança e isso não rola. É continuar fazendo o que faz aqui e o que fez na Seleção Sub-20 porque foi isso que a fez chegar lá. Tenho certeza de que ela vai desfrutar desse momento. Independente de estar no Mundial jogando ou não, é uma experiência inigualável para uma jogadora que participou de um Mundial sub-17, um Mundial sub-20 e agora já estar vivenciando um Mundial adulto. É importante aprender, chegar e observar. Futebol ela tem de sobra e isso é o que menos ela tem que se preocupar”, completou Jéssica.

A treinadora prepara sua equipe para voltar a campo nesta quarta-feira (28), às 15 horas, contra o Red Bull Bragantino no Estádio Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão, em partida válida pelo Campeonato Paulista Feminino. Pelo Brasileiro, a equipe está classificada para a semifinal, onde terá pela frente o São Paulo em jogos de ida e volta que ainda terão suas datas divulgadas pela CBF.

Sair da versão mobile