InícioCidadesCidadeDAAE altera horário de funcionamento dos Bolsões

DAAE altera horário de funcionamento dos Bolsões

Locais seguem atendendo todos os dias da semana. Confira os horários

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Araraquara informou que, a partir do dia 1º de julho (sábado), ocorrerá a mudança dos horários para o atendimento nos Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos (PEVs), locais também conhecidos como bolsões de entulho.

O horário de atendimento será das 8 às 17 horas, de segunda a sábado, e aos domingos, das 8h às 12h.

O QUE SÃO OS PEVS (BOLSÕES)?

Os PEVs (Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos), também conhecidos como bolsões, são locais onde a população pode descartar gratuitamente pequenos volumes de Resíduos da Construção Civil (entulhos), Vegetação, Madeira e Volumosos. O DAAE dispõe atualmente de 10 PEVs e 01 PEC (Ponto de Entrega da Comunidade), instalados em pontos estratégicos da cidade. Os bolsões podem ser utilizados por pequenos geradores particulares ou pequenos transportadores cadastrados junto ao DAAE e que possuam alvará municipal ou Certificado de MEI (Microempreendedor Individual).

Para o regular descarte, deve ser apresentada a conta de água do gerador e os pequenos transportadores devem ser cadastrados e apresentar também o Controle de Transporte de Resíduos (CTR). ATENÇÃO: conforme a lei municipal, os PEVs não recebem descargas, independentemente do volume, efetuadas por caminhões ou quaisquer outros veículos de grande porte, mesmo que estes estejam cadastrados.

QUEM PODE UTILIZAR?

PEQUENOS GERADORES PARTICULARES

Qualquer gerador individual (pessoa física), residente no município de Araraquara, que tenha resíduos de construção civil (entulhos) e outros resíduos afins para descartar. O descarte no bolsão é feito mediante a apresentação OBRIGATÓRIA da conta de água atualizada.

PEQUENOS TRANSPORTADORES

Cadastro OBRIGATÓRIO, e emissão do Controle de Transporte de Resíduos (CTR)

COMO CADASTRAR OS TRANSPORTADORES DE RESÍDUOS?

Os transportadores devem se cadastrar APENAS pelo site www.daaeararaquara.ercc.com.br

Para mais informações e manual de orientações sobre cadastramento, acesse: https://daaeararaquara.com.br/cadastro-de-transportadores-de-residuos-da-construcao-civil-e-volumosos/

O QUE PODE SER DESCARTADO NOS BOLSÕES?

– RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (ENTULHOS) E MADEIRAS – Até 2M³ por dia sem custo ao gerador ou pequeno transportador (acima desse valor há cobrança).

– RESÍDUOS DE VEGETAÇÃO (PODAS DE ÁRVORES/GRAMAS/ETC) – Até 4M³ por descarte, sem custo ao gerador ou pequeno transportador.

– RESÍDUOS VOLUMOSOS (MÓVEIS, SOFÁS, COLCHÕES, ETC) – Até 4M³ por descarte, sem custo ao gerador ou pequeno transportador.

– ELETRODOMÉSTICOS E ELETRO-ELETRÔNICOS – Até 10 unidades por dia, restrito a equipamentos de origem doméstica.

– PNEUS – Até 10 unidades por dia, restrito a veículos de passeio e utilização própria do gerador.

– MATERIAIS RECICLÁVEIS – Pequenos volumes (até 1M³) por gerador por dia, porém, deve-se priorizar o programa municipal de Coleta Seletiva “porta a porta”.

– LÂMPADAS – Até 10 unidades por dia, APENAS de origem doméstica e para gerador particular.

Para consultar o valor atualizado da Unidade Fiscal Municipal (UFM) acessar o PAINEL DE SERVIÇOS em: https://www.araraquara.sp.gov.br/    

O QUE NÃO PODE SER DESCARTADO NOS BOLSÕES?

– LIXO DOMÉSTICO/ROUPAS: Deve ser ensacado e colocado pelo gerador na via pública (calçada) para coleta “porta a porta”.

– RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: Lixo hospitalar, de farmácias, clínicas veterinárias e odontológicas, etc. Para COLETA ESPECIAL destes resíduos, deve ser feito cadastro mediante agendamento na Central de Atendimento ao Usuário do DAAE (CAUD) nos telefones: 0800 770 1595 / 0800 602 2324

– RESÍDUOS DE OFICINAS MECÂNICAS E SIMILARES: Obrigatório coleta e descarte por empresa especializada conforme exigências técnicas da Licença Ambiental Municipal ou Estadual. Dúvidas no 3339-5000 (Secretaria de Meio Ambiente).

– RESÍDUOS DE MARCENARIA (MDF, FÓRMICAS, SERRAGEM E PÓ DE SERRA): Devem ser destinados para a ETRCC do DAAE localizada à Avenida Gervásio Brito Francisco, 691 – Jd. Altos de Pinheiros. Dúvidas no 3324-5422 / 3324-9939.

– RESÍDUOS INDUSTRIAIS: Obrigatório coleta e descarte por empresa especializada conforme exigências técnicas da Licença Ambiental Municipal ou Estadual. Dúvidas no 3339-5000 (Secretaria de Meio Ambiente) ou 3332-2211 (CETESB).

– RESÍDUOS DE GESSO (FORROS, DIVISÓRIAS, MOLDURAS, ETC): Descarte apenas em local licenciado pela CETESB (3332-2211).

Sair da versão mobile