A remodelação do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), localizado na Rua Voluntários da Pátria, no Bulevar dos Oitis, região central da cidade, entrou na reta final. Os serviços de reforço estrutural tiveram início em março.
Durante a obra o prédio histórico, construído na década de 1880, que ainda abrigou o conservatório musical do maestro José Tescari, teve reparos na estrutura e nos pisos de madeira e alvenaria. O trabalho, praticamente, artesanal teve como foco a preservação da originalidade.
Também houve reforma nos sanitários, masculino e feminino, e pintura externa
Nesta reta final são realizados os retoques na pintura interna e acertos nos rodapés de madeira. A mobília está sendo recolocada na sala administrativa e nos setores de arqueologia e paleontologia.
Vale acrescentar que o Museu a Céu Aberto com pegadas de dinossauros em arenitos no Bulevar dos Oitis, Parque Infantil, Vila Xavier e outros pontos da cidade é uma extensão do MAPA.
O investimento de R$ 196 mil na atual remodelação é oriundo de emenda parlamentar do então deputado federal Paulo Teixeira (PT), atual ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar.