A equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundesport iniciou sua participação na 17ª edição da World Gymnaestrada, que acontece durante esta semana em Amsterdã, na Holanda.
Henrique Sanioto, professor responsável pela equipe, conta que o grupo estreou no domingo (30), quando participou de um desfile com outras equipes brasileiras para uma apresentação no Estádio Olímpico de Amsterdã.
Na segunda-feira (31), foi realizada a Noite Brasileira, onde todas as equipes do Brasil se juntaram em um único grupo. “A Noite Brasileira foi fantástica. As equipes do Brasil se reuniram para mostrar seus trabalhos de Ginástica para Todos, em um encontro que contou com a presença de todos os presidentes das confederações internacionais”, comentou o professor.
Na terça-feira, a equipe araraquarense estreou nas apresentações com os outros países. A programação tem sequência até sábado, dia 5, com diversas atividades. “A Fundesport Araraquara é a maior delegação do Brasil em termos de equipe, com 50 integrantes. Além de ser a maior de todas as outras equipes, também é a maior da melhor idade do Brasil. A competição conta com praticamente 20 mil atletas de mais de 56 países. É um evento espetacular e uma organização estupenda. Nossos alunos estão hospedados em um alojamento, com outras equipes juntas, e isso também proporciona uma experiência diferente. Tudo acaba virando uma grande festa e só tem histórias para contar”, acrescentou Henrique.
Essa é a 9ª vez que a equipe representa Araraquara e o Brasil nesse evento, que acontece a cada quatro anos. A competição equivale ao mundial da categoria Ginástica para todos, modalidade que une as ginásticas artística, rítmica e acrobática, além de manifestações como a dança.
O projeto da ginástica artística da melhor idade, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda e quarta-feira, com aulas das 8 às 9 horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Pavilhão “Dr. Weenis Dias Macieira”. No momento, a ginástica artística da terceira idade da Prefeitura conta com mais de 200 alunos.