InícioDestaque EsportesFerroviária avança às oitavas de final da Série D 2023

Ferroviária avança às oitavas de final da Série D 2023

Locomotiva arranca empate no último minuto de jogo e leva a melhor nos pênaltis em Santa Catarina

A Ferroviária avançou às oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023. Em jogo realizado na tarde deste sábado (5) no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão-SC, a classificação foi conquistada com uma vitória nos pênaltis por 4 a 2 sobre o Hercílio Luz-SC, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Esse foi o jogo de volta da segunda fase. Na partida de ida, as duas equipes empataram por 1 a 1 no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.

Clique aqui para conferir os melhores lances da partida, com imagens dos Campeões da Bola.

Antonio Gabriel abriu o placar para a Locomotiva no primeiro tempo, mas na segunda etapa Cleiton empatou e Vitinho virou o placar para a equipe catarinense. No último minuto de jogo, Pablo Gabriel igualou o marcador e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, Pilar, Lucas Rodrigues, Mailson e Pablo Gabriel converteram suas cobranças para o time araraquarense. Para o Hercílio Luz, Juliano e Kaike fizeram os gols, mas Anderson Ligeiro bateu para fora e Dener parou na defesa de Saulo.

Nas oitavas de final, a Ferroviária terá pela frente o vencedor dos confrontos entre Anápolis-GO e Democrata-MG, que empataram em 0 a 0 no jogo de ida, em Minas Gerais, e fazem o jogo de volta neste domingo (6) em Goiânia-GO.

O jogo

O placar foi aberto logo no primeiro minuto de jogo em Tubarão-SC. Após lançamento longo pela direita, Vítor Barreto escorou de cabeça para o meio da área e Antonio Gabriel se jogou para desviar de pé direito no canto do goleiro Rafael Pin, que tentou tirar, mas a bola já havia ultrapassado a linha: 1 a 0!

O time da casa passou a pressionar, mas a melhor oportunidade do primeiro tempo foi da Locomotiva: Aos 30 minutos, Vítor Barreto arriscou um chute de longe que passou à direita do gol de Rafael Pin.

O segundo tempo começou com maior presença ofensiva do Hercílio Luz. Em cobrança de falta frontal, Felipe Menezes bateu forte, a bola bateu na barreira e ele mesmo pegou o rebote para acertar a trave direita de Saulo. No contra-ataque, foi a vez da Ferroviária perder a chance de fazer o gol quando Vítor Barreto arrancou e passou na área para Thomaz, que de frente para o gol, demorou para concluir e parou no bloqueio do goleiro.

Mas o Hercílio Luz chegou ao empate aos 7 minutos. Em cobrança de escanteio fechada de Juliano, Saulo tentou evitar o gol olímpico e tocou a mão na bola, que bateu na trave e sobrou para Cleiton concluir para a rede: 1 a 1.

O time da casa aumentou a pressão e chegou à virada aos 25 com um jogador que havia acabado de entrar. Após boa troca de passes pela direita, a bola chegou a Vitinho, livre de marcação, que concluiu para a acertar o canto esquerdo de Saulo: 2 a 1.

A Ferroviária tentou reagir nos últimos minutos e chegou a levar perigo em uma cobrança de falta de Lucas Rodrigues, que parou na boa defesa do goleiro. Aos 48, Judá exigiu outra boa intervenção de Rafael Pin.

Quando tudo parecia definido, a Ferroviária empatou aos 49 minutos. Em cobrança de escanteio de Lucas Rodrigues, Marcos Nunes desviou de cabeça para a segunda trave e Pablo Gabriel concluiu de pé direito para a rede: 2 a 2!

Nos pênaltis

Na primeira série de cobranças, o atacante afeano Pilar bateu forte, o goleiro chegou a acertar o canto, mas a bola estufou a rede. Para o Hercílio Luz, Anderson Ligeiro bateu rasteiro para fora, à direita do gol de Saulo.

Na segunda cobrança da Ferroviária, Lucas Rodrigues converteu com uma batida no ângulo esquerdo do goleiro, indefensável. Para o time da casa, Juliano fez o gol, em um lance onde Saulo ficou perto de defender.

Na terceira série, Mailson bateu forte no meio do gol e fez o terceiro. Saulo voltou a acertar o canto e tocou na bola, mas não evitou o gol de Kaike, que bateu muito forte para fazer o segundo gol do time catarinense.

Na quarta série, Pablo Gabriel também acertou um chute no canto direito de Rafael Pin, que não teve chances de defesa. Para o Hercílio Luz, Dener foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo de Saulo, que espalmou e garantiu a classificação afeana: 4 a 2.

FICHA TÉCNICA

HERCÍLIO LUZ-SC 2 x 2 (2 x 4) FERROVIÁRIA
Local
: Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão-SC;
Data/Horário: Sábado, 5 de agosto, 15h;
Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Gustavo Marin Schier e Estefani Adriati Estrela da Rosa (todos do RS);
Público: 2668 pessoas;
Renda: R$ 58.935,00;
Cartões amarelos: Juliano e Davi Lopes (Hercílio Luz); João Paulo, Vítor Barreto, Ronaldo Alves e Paulinho Santos (Ferroviária);
Gols: Cleiton (7′ do 2T) e Vitinho (25′ do 2T) para o Hercílio Luz; Antônio Gabriel (1′ do 1T) e Pablo Gabriel (491 do 2T) para a Ferroviária;

HERCÍLIO LUZ – Rafael Pin; Cleiton, Wallace, Rafael Lima e Kaike; Igor Silva, Davi Lopes (Dener) e Felipe Menezes (Vitinho); Juliano, Leozinho e Giovani (Hugo Almeida). Técnico: Raul Cabral.

FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, João Paulo (Mailson) e Chico Bala (Vítor Ricardo); Pablo Gabriel, Paulinho Santos e Thomaz (Judá Aguiar); Vítor Barreto (Rafael Luiz), Antonio Gabriel (Marcos Nunes) e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes.

Foto: Hercílio Luz/Divulgação

Sair da versão mobile