O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Araraquara informou que, entre os dias 15 e 17 de agosto, cerca de 50 mil pessoas terão o abastecimento de água afetado devido a uma obra provocada pela duplicação da Rodovia Antônio Machado Santana (SP 255).
Segundo a autarquia, por causa da interferência da nova pista no antigo traçado da adutora de recalque das Anhumas, estão sendo remanejados 420 metros de tubulação.
A nova adutora foi executada com tubos PEAD (Polietileno de Alta Densidade), de 400mm. Parte do trecho remanejado, sob a rodovia, foi executada por Método Não Destrutivo (MND), utilizando tubos camisa, com diâmetro de 800mm, evitando, dessa forma, qualquer interrupção do tráfego no local da obra.
A adutora, com 15km de extensão, recalca água da captação Anhumas para a Estação de Tratamento de Água da Fonte (ETA Fonte).
Para a interligação do trecho remanejado com a adutora existente, que deverá ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de agosto, o Daae deverá desligar o bombeamento da captação Anhumas, reduzindo a vazão bombeada e a capacidade de tratamento da ETA Fonte, que continuará recebendo água da captação das Cruzes.
Com isso, durante o período de interligação da adutora, poderá ocorrer baixa pressão ou desabastecimento, em alguns períodos do dia, nos imóveis sem caixa d’água, dos bairros Vila Ferroviária, Centro, Vila Velosa, Roseiras, Imperador, Uirapuru, Harmonia, Carmo, Vila Furlan, Santa Angelina, Jardim Brasília, Jardim Brasil, América, Estações, Santa Júlia, Vila Xavier e arredores.
A autarquia considera que, aproximadamente, 50 mil pessoas podem ser atingidas pelos impactos causados pelo serviço e que escolas, postos de saúde e demais equipamentos públicos poderão ser abastecidos com caminhão-pipa, em caso de necessidade.
Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone do departamento. 0800 602 2324.