Entre as comemorações pelos 206 anos, Araraquara sedia neste domingo (20) a tradicional prova ciclística “Troféu Anésio Argenton”, considerada uma das mais tradicionais do Brasil, envolvendo atletas e equipes de todas as regiões do estado de São Paulo e de outros estados.
Válida pela 8ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo e para o Ranking Paulista de Estrada 2023, a corrida será disputada a partir das 9h, em um circuito de 3.600 metros da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), entre o Posto Pirâmides e o Terminal Central de Integração.
Segundo a Federação Paulista de Ciclismo (FPC), o homenageado Anésio Argenton é o maior ciclista brasileiro para provas de pista do País. Ele detém o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas (Roma, 1960) e a única medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos do Brasil (Chicago, 1959). Com inúmeras outras conquistas, está entre os 100 maiores atletas do século XX, conforme matéria da Revista “Isto É”, em 1996, ano das Olimpíadas de Atlanta-EUA.
E mais: a prova deste domingo é realizada em Araraquara desde o final dos anos de 1950 como um dos principais e mais tradicionais eventos esportivos da cidade, dentro do calendário de eventos pelas comemorações do aniversário.
Ainda de acordo com a FPC, há décadas Araraquara é conhecida por revelar alguns dos principais ciclistas brasileiros. Além de Argenton, cita Adolpho Fecchio, Cristóvão Marinaldo Monteiro, Elivelton Pedro e Fábio Miguel Ribeiro, entre outros. Mais recentemente, a cidade revelou Lauro Chamam, bicampeão mundial de Paraciclismo de Estrada, medalhista Paraolímpico, campeão brasileiro Elite de Pista e bicampeão da Copa São Paulo de Ciclismo, entre outros títulos.
A prova “Trofeú Anésio Argentom” é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport, com organização da GT Eventos Esportivos, supervisão da FPC e apoio geral da Sodbike.
Foto: Tetê Viviani/ Arquivo