O técnico Dado Cavalcanti, que comandou a Ferroviária em 2020 e atualmente trabalha no América-RN, integrará a comissão técnica da Seleção Brasileira nas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Ele será um dos auxiliares de Fernando Diniz, cuja comissão técnica já conta com Eduardo Barros, seu companheiro no Fluminense.
O convite para Dado Cavalcanti surgiu em julho, mas o treinador preferiu não divulgar por conta do momento turbulento vivido pelo América-RN, que acabou rebaixado à Série D do Campeonato Brasileiro. O ex-afeano, que se encontra em Natal-RN, deve desembarcar no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 1º de setembro. No domingo (3), ele viaja para Belém-PA com a Seleção, visando o jogo contra a Bolívia, marcado para o dia 8, sexta, no Estádio Mangueirão.
O convite a Dado faz parte de um planejamento que envolve uma comissão técnica flexível de Fernando Diniz na Seleção, ou seja, ele deve chamar nas próximas convocações outros profissionais para integrar sua equipe técnica.
Dado Cavalcanti e Fernando Diniz se tornaram amigos durante cursos presenciais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O treinador pernambucano tem contrato com o América-RN até o fim de novembro, porém como a equipe acabou rebaixada, ele não tem mais calendário de jogos para este ano.
Na Ferroviária
A Ferroviária contratou Dado Cavalcanti em abril de 2020, quando ele se destacava como técnico da equipe sub-23 do Bahia. Foi chamado, na ocasião, para substituir o técnico Sérgio Soares. Durante a paralisação do futebol por conta da pandemia, ele iniciou seus trabalhos e estreou na penúltima rodada do Paulistão daquele ano, onde somou um empate e uma vitória. Sofreu uma derrota pelo Troféu do Interior e outra pela Copa do Brasil, em jogos eliminatórios que ocasionaram a eliminação do time nos torneios. Pela Série D, o técnico comandou a equipe em uma vitória e dois empates na primeira fase, quando a diretoria optou pela sua saída.