O artesanato é destaque na programação cultural de Araraquara com as feiras de Economia Solidária e empreendedores que agitam o domingo (03): a Feira Quem Garimpa Acha abre a programação às 15h na Praça Pedro de Toledo e às 16h começam outras duas feiras – a do Choro das Águas na Praça do Daae – Fonte Luminosa e a Feira do Pôr do Sol na Praça das Bandeiras. A programação é gratuita.
A agitada Feira Quem Garimpa Acha abre a programação às 15h e segue até 22h na Praça Pedro de Toledo. Neste Encontro de Brechós haverá mais de 70 expositores, sendo 29 brechós confirmados, além de música com o Bonde das Batukera e Fulô, com o apoio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo por meio da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária.
O Bonde das Batukera apresenta a oficina de agbê (ou xequerê) – um instrumento de percussão que é feito do fruto da cabaça e simboliza a origem da vida. Não é necessária a inscrição prévia e a oficina é aberta a todos interessados. Não precisa levar instrumento nem ter nenhum conhecimento prévio de samba de coco: no projeto “Bora com Elas!” as mulheres do Bonde repassam o conhecimento aprendido com grandes mestras e mestres, desde o básico. A oficina tem produção de Neila Dória e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. Depois da oficina, ainda tem uma apresentação de roda de coco com o Bonde.
A discotecagem com Fulô na Quem Garimpa Acha está garantida às 18h e o público será contagiado com ritmos dançantes de artistas negros, com toques de rap e músicas populares brasileiras.
O Choro das Águas apresenta programação para toda a família, tendo como destaque sua Feira de Artesanato que abre a programação às 16h, na Praça do Daae – Fonte Luminosa, com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos empreendedores e artesãos. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.
Além da feira de artesanato, as atividades na Praça do Daae apresentam: oficina de música para crianças com Edmiriam Módolo e música com Flor Moreno e Leo Martins. A programação gratuita é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Daae Araraquara.
Também às 16h será realizada a Feira do Pôr do Sol, junto à programação da 6ª festa de aniversário do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola, na Praça das Bandeiras. Com artesanatos, comes e bebes para aproveitar durante a festa, a Pôr do Sol – que este ano comemora 5 anos de atividades – reúne diversos expositores de Araraquara e região, com arte, artesanato, brechó e culinária. O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis.
A Feira do Pôr do Sol e a 6ª festa de aniversário do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas é uma realização do Maracatu Sementes Crioulas, com apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Feira Pôr do Sol e Bar do Zinho.
SERVIÇO:
Feiras de empreendedores e artesãos
Data: domingo (03 de setembro)
· Programação:
– 15h: Feira Quem Garimpa Acha – Encontro de Brechós
Local: Praça Pedro de Toledo
– 16h: Choro das Águas (feira de artesanato + apresentação musical Flor Morena e Léo Martins + atividade infantil com Edmiriam Módolo)
Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próximo ao Gigantão)
– 16h: Feira do Pôr do Sol no Aniversário Maracatu Sementes Crioulas
Local: Praça das Bandeiras (Praça João Colturato “Zinho”): no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro
Programação gratuita